sábado, 1 de outubro de 2011

GE decide por instalação de fábrica no estado da Bahia

A Bahia e a GE assinam, na segunda-feira, às 10h30, na Governadoria, o protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de equipamentos destinados à indústria eólica. Os investimentos previstos para a implantação da unidade fabril da GE no Estado poderão chegar a R$ 45 milhões e prevê, já no primeiro ano, a produção de 200 turbinas eólicas e a geração de aproximadamente 80 empregos diretos.
O parque eólico da Bahia, que utiliza a força dos ventos para a geração de eletricidade, já é o segundo maior do país, e vem atraindo grandes investimentos.
Nos próximos dois anos, a previsão é que a GE forneça para o mercado brasileiro aproximadamente 700 turbinas de energia eólica das linhas 1.5 MW e 1.6 MW.
A GE desenvolve no Brasil diversas tecnologias para produção de energia limpa e, especificamente na área eólica, possui unidade na cidade de Campinas (SP), que também fabrica equipamentos para energia eólica. A companhia produz 25% da eletricidade mundial e é uma das maiores fornecedoras de turbinas eólicas.
Brotas de Macaúbas recebe cataventos
O primeiro parque eólico da Bahia entrará em operação a partir de novembro em Brotas de Macaúbas, município localizado na Chapada Diamantina, mais especificamente no alto da Serra da Mangabeira.
Foram instalados 57 cataventos gigantes, com altura de 80 metros, capazes de gerar energia suficiente para o abastecimento de uma cidade do porte de Vitória da Conquista.
Com a entrada em operação do seu primeiro parque eólico, o estado se prepara para instalar outros 51. A Bahia lidera o número de projetos neste setor. A previsão é que 18 novos empreendimentos entrem em operação até o final de 2012 e formem o principal polo eólico do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário