quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

EDITORIAL, por José Carlos Benigno

Uma questão de opinião, e visão

Após o esclarecimento do internauta sobre o caso recente ocorrido em Ourolândia, onde dois homens foram perseguidos por policiais militares que estavam num gol vermelho, quando deveriam estar numa viatura padrão da Polícia Militar, precisamos pensar um pouco mais sobre o que tem feito, ou não, o governo do Estado em Ourolândia, e até nós mesmos em diversas ações, sobretudo, em relação as questões que envolvem segurança pública.
Poderíamos até explanar um pouco mais além deste rincão, mas vamos nos ater a comentar o que ocorre entre nós, aqui em Ourolândia.
Sem julgar fatos, mas mantendo a visão sobre eles, sem procurar culpados ou inocentes, porque esta não é a nossa função, mas analisando as consequências que sobram para nós, povo, diante da ‘operância’ de algumas pessoas e, principalmente, do governo estadual.
É fato:
Há um bom tempo já não vemos a viatura da Polícia Militar de Ourolândia rondando por ai. Quando a víamos, estava sempre caindo aos pedaços, sempre com algum problema mecânico ou ainda com pneus carecas, sem a mínima condição de ser um veículo para a função proposta e ainda oferecendo risco à vida dos policiais que nela estivessem.
É necessário frisar aqui o excelente trabalho que a polícia Militar vem fazendo frente ao crime em Ourolandia, mas para que estes policiais desenvolvam seu trabalho tem sido necessário que empresários e principalmente a prefeitura contribuam com abastecimento de gasolina, pois a cota do governo é mísera e nem daria para uma única ronda policial noturna. Quando a viatura quebra, ou precisa de manutenção, se a prefeitura não mandar consertar, acaba virando sucata. E já que estamos falando disso, o quartel onde fica sediado o Órgão sequer oferece condições dignas aos policiais, mas ainda assim é preciso dizer que também é a prefeitura quem paga o aluguel.
Apesar de ter ficado dois anos como secretário de Administração de Ourolândia, apenas de ‘fachada’, usado como ‘boi de piranha’, mas ainda assim serviu-me para perceber o quanto o governo do estado empurra as coisas pra cima de uma prefeitura que já tem tantas coisas empurradas a ela pelos próprios gestores.
Deixando um pouco a questão segurança pública, questiono: para que existe a Embasa?
A prefeitura de Ourolândia banca os caros sistemas de abastecimento de água de quase todos os povoados do município. Isso sem pessoal qualificado para lidar com a questão qualidade da água, sem equipamentos químico-físicos e com dinheiro que poderia estar sendo aplicado em outras questões mais primordiais, pois a água deveria estar jorrando com qualidade pelas torneiras do povo através da Embasa e a conta sendo paga pelo próprio povo, a exemplo dos tantos outros municípios do país.
Ainda sobre água, outro absurdo de Ourolândia: milhares de cabeças de gado de fazendeiros da região bebem água de poços artesianos que são mantidos pela Prefeitura. É o dinheiro dos pobres que não podem criar gado, criando gado dos ricos.
O transporte dos alunos da rede estadual é feito pelo transporte escolar do Município.
Enquanto isso veja a condição das ruas de Ourolândia e dos seus povoados...
Veja a qualidade da limpeza pública, como é feita em caçambas velhas que mais sujam que limpam...
Veja as reclamações do povo aqui mesmo neste blog sobre a falta de iluminação pública...
Sobre a falta de médicos nos postos de saúde, onde enfermeiras e enfermeiros passaram a fazer o papel de médicos por falta desses profissionais em quantitativo suficiente... (nada contra nenhum deles, são todos excelentes profissionais, até porque, apesar de tudo, entendo ser o que de melhor existe na vida pública de Ourolândia)
Ouça os fornecedores da prefeitura, que num passado não muito distante reclamavam, e ainda reclamam...
Veja as máquinas e caminhões da prefeitura...
Procure pela patrol do município, pelos tratores, pelas camionetas...
Se analisarmos mais profundamente veremos que as verbas para a execução das ações destes questionamentos que faço, grande parte delas está aplicada exatamente em atuações que deveriam ser de obrigação da iniciativa privada, do governo do Estado, ou até mesmo das suas estatais.
É como se o município tivesse sendo sugado por uma grande seringa, e com isso, ajudar a fazer uma imagem surreal daquilo que acontece em nível estadual. Convenhamos, há nesta questão uma grande inversão de valores, pois o Estado deveria fazer exatamente o contrário.
Governar transferindo responsabilidades é fácil.
E não digam pelo amor de Deus que o dinheiro de tudo que se faz aqui é do governo federal! Em síntese, toda verba que é destinada à Ourolândia e a cada cidade deste país é fruto das suas próprias arrecadações.
Tá na hora de começarmos a pensar um pouco mais nisso.
Finalizo aqui deixando um alerta ao jovem prefeito Cícero Oliveira para que não se contamine e fique atento a todas estas questões!
Aproveito ainda para desejar muita sorte a toda equipe frente a esta árdua e difícil missão de governar um município que é sugado de todo jeito, a todo instante, por tanta “gente”.
Ourolândia, 16 de fevereiro de 2011.

José Carlos Benigno

4 comentários:

  1. Solicito ao internauta que enviou um comentário nesta matéria, falando sobre licitaçõs da PMO e beneficiamentos a comerciantes, que se identifique com dados pessoais e endereço de email.
    Pulbicarei na integra o comentário.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Zé Carlos venho ti parabenizar pelo editorial não tiro uma virgula você tem todo razão o governo transfere responsabilidade para prefeituras falidas com pessoas despreparadas para assumir cargos tão importante que é gerênciar o dinheiro publico e Ourolândia não é diferente tantos passaram por este cargos e nada fizeram; apenas alimentaram a industria da esmola, da ganância, do poder.... o que tenho a dizer é que o gestor atual tenha muita sobedoria em sua gestão e suas equipe um bom trabalho e que não deixe se contaminar por pessoas de pensamentos negativos e mesquinhos.

    André Rios
    Aciouro

    ResponderExcluir
  3. Bom dia José Carlos e a todos os leitores deste blog. O que vocês acabaram de ler não é um desabafo ou matéria de um ex-Secretário, mas sim uma análise feita e vista na prática de como se dá uma Gestão Pública Municipal nos dias de hoje. As Prefeituras acarretam responsabilidades demais e acabam até deixando de cumprir seu papel de agente de melhorias socias para seus municipes. Isso não só acontece em Ourolândia, mas se reconheçemos essas práticas e podemos discutí-las, pois bem, o façamos. Já passou da hora de alguém se manifestar com relação a isso. Parabéns "Zé". Também concordo que "entendo ser o que de melhor existe na vida pública de Ourolândia"! O importante é saberem que as pessoas estão se inteirando do assunto, pois não basta só criticar o poder público, mas sim entender porque o mesmo age assim.
    Abraço a todos os amigos dessa cidade que gosto tanto. Estou longe sim, estudando fora, mas ao término da minha graduação pretendo voltar e se couber, usar meus conhecimentos adquiridos em prol desta comunidade.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Zé,

    Estava lendo a postagem " uma questão de opinião e visão" e concordo com muito do que tem no comentario, ñ é possivel que questões como segurança, saúde, e educação sejam tratadas da forma que o Governo do Estado vem tratando. Não faz tanto tempo, foi ainda esse ano, que em Salvador aconteceram 35 mortes em um final de semana (sabado e domingo) são apenas 48 horas e se levarmos isso em questão esta proximo de uma morte por hora na capital do nosso estado, mas se vc passar pela região do Iguatemi, Itaigara, Paralela, Orla e proximidades vc esbarra toda hora em uma viatura de policia, alugada é claro.
    Quando a questão é saúde a coisa ainda parece pior, e com a educação nos temos o exemplo com o que acontece aqui na nossa cidade, enquanto o municipio vem a alguns anos reformando e amplinado as escolas, tais como o Professor Tavares, Sonho de Criança, Antonio Teodoro, dentre outras como esta também fazendo agora, o predio Estadual esta em uma situação delicada, fora o problema que recentemenete foi exposto em seu proprio blog.
    Acredito que os municipios de modo geral carregam uma carga muito pesada, afinal o Presidente, o Governador, Deputados e Senadores estão sempre distante do povo com exeção do periodo eleitoral, e de algumas figuras raras, enquanto os Prefeitos estão muito proximos dos problemas que enfrenta e do dia a dia com os cidadãos, mas acredito que dentro de um padrão regional o municipio de Ourolândia vem se destacando em muitos pontos, nunca se fez tanto calçamento, nunca se investiu tanto em Saúde e Educação, PSFS, Unidade Hospitalar, Veículos, Centro Educacional, Capacitação de Professores (manutenção da Plataforma Freire dentre outras importantes ajudas que já foram dadas, tais com ajuda em mensalidades e transporte para que os nossos professores conseguissem uma graduação) e etc...
    Hj temos talves a maior extensão de rede de água comparado com as cidades ao nosso redor que tenha as mesmas proporções, na area da ação social foram construidas mais de 200 casas em todo o municipio, e ha sempre a ajuda com cestas basicas, remedios e outros para os mais carentes.
    Porém acredito que o nosso municipio ainda precisa melhorar muito em diferente setores, mas vamos andar um pouco na região e separar a propaganda da realidade, tem Prefeito eleito o melhor do Brasil, ou da Bahia ñ sei bem que já acumula contas rejeitadas pelo TCM, e cidades pelas quais passei recentemente que tem problemas muito maiores que os nossos, e isso em todos os sentidos.
    Sei que cabe a nos que nos indignemos e vamos a luta para conseguirmos melhores condições sociais e humanas, mas guardemos as histerias momentanias e a opinião dos oportunistas de plantão, que tem na critica a falta de competencia para opinar de forma coerente, e procuram aliviar seus sentimentos frustados de talvez ñ conseguirem atingir objetivos maiores, tornando fetido e distorcida a dificil realidade de praticamente todos os municipios Baianos e por que ñ dizer Brasileiros passam, sem contribuirem em nada com possiveis solução, eu particularmente acho a covardia é um pessimo defeito seja ela qual for.
    Desejo de forma sincera que o Prefeito Cícero seja iluminado nas soluções que irá tomar, e que realiza um bom governo, pois ele esta cercado de boas pessoas.
    Aproveito também para parabenizar a vc e ao seu blog, mandar um abraço para o amigo Jonatas que esta fora estudando mas acompanha as noticias daqui pelo seu blog como vimos ai, e outro para vc, com quem tive uma relação de respeito e companherismo durante o periodo que fomos colegas, sei do corre-corre que é a sua vida desde aquele tempo, e agora não deve estar sendo diferente, e acredito que por isso nunca mais paramos para bater um papo.

    Forte Abraço

    Antonio Neto (Tony)

    ResponderExcluir