quinta-feira, 29 de julho de 2010

OUROLÂNDIA: Prefeitura realiza palestra sobre câncer em Lagoa do 33

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, 27, na Escola Municipal Ailton José de Brito, no Distrito da Lagoa do 33, uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama, do colo de útero e da próstata, ministrada pelo médico Valter Barbosa, com o apoio da Unidade de Saúde da Família (USF), composta pelo enfermeiro Ruan Oliveira e o odontólogo Eduardo Guerra.
O público-alvo foi o do Grupo Conviver do Idoso Paz e Alegria, porém houve também a participação de adultos e jovens.
A necessidade de exames preventivos para o diagnóstico precoce e seus tratamentos específicos foram os principais temas abordados. O palestrante ressaltou também a importância da quebra de preconceito em relação ao exame de toque retal (muito importante para o diagnostico de câncer de próstata dos homens acima de 40 anos), como também orientou a todas as mulheres presentes para realizarem o preventivo (exame ginecológico), além do exame das mamas.
A secretária de Saúde do Município, Josicléa Rebouças, também pontuou a importância de uma alimentação saudável e do uso de alimentos funcionais para a prevenção destes tipos de cânceres.
A Unidade de Saúde da Família, Antônia Gonçalves de Miranda em Lagoa do 33, já vem desenvolvendo este trabalho com o intuito de esclarecer à comunidade a necessidade da medicina preventiva.
Na quarta-feira, 28, ocorreu ainda palestra sobre o diagnóstico e prevenção do câncer bucal, ministrada pelo odontólogo Eduardo Guerra.
O evento contou ainda com a presença dos demais funcionários da unidade.
As informações e fotos são da Secretaria Municipal de Saúde de Ourolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário