quinta-feira, 29 de julho de 2010

Anabolizantes: Vigilância Sanitária de Ourolândia promove discussão

A Prefeitura de Ourolândia, através da Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal, realizou na quinta-feira, 22, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião com representantes da sociedade para discutir ações de prevenção e combate ao uso de anabolizantes pelos jovens do município.
A discussão foi motivada após uma denúncia de um empresário da cidade que percebeu um significativo aumento nas vendas de seringas e agulhas de forma avulsa sem receita médica. Além disso o comerciante diz ainda ter percebido o ganho rápido de massa muscular em muitos adolescentes da cidade.
A reunião contou com a presença de proprietários de drogarias e postos de medicamentos, de lojas de produtos agropecuários e de academia de ginástica ,além dos conselheiros tutelares, conselheiros da Saúde e professores.
As farmacêuticas Dr. Maria das Graças Brito e Dra. Lúcia Albuquerque salientaram o papel dos setores sociais no combate ao problema e os malefícios do uso indiscriminado de tais substâncias ao corpo de um adolescente. O enfermeiro sanitarista Allex Macedo demonstrou conceito e tipos de anabolizantes, metabolismo dos mesmos no organismo, aplicações terapêuticas e seus desvios e conseqüências irreparáveis ao corpo.
Foi apresentado ainda um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que comprovou a alteração de auto-estima, agressividade, irritabilidade, disfunção erétil, impotência, esterilidade, acne, aumento das mamas como os principais efeitos do uso de anabolizantes por usuários e também por ex-usuários. E a apresentação de reportagem de tv mostrando um jovem de 16 anos na espera por um transplante de rim após uso por 3 anos de anabolizantes, além de vários outros problemas de saúde chocou os presentes.
O “Programa Estadual de Combate ao Comércio e Uso Irregular de Anabolizantes – Secretaria de Saúde de Pernambuco”, também foi mostrado.
Ao final foi preenchido uma planilha de intervenção contemplando os dois eixos do problema: abordagem de usuários e prevenção ao contato de novos usuários.
Entre as propostas levantadas: palestras nas escolas/academia/grupo de jovens das igrejas, das associações e do Centro de Referência da Assistência Social por profissionais de saúde e abordagem de sensibilização de usuários e pais pelos conselheiros de saúde e psicólogo.

Veja no vídeo abaixo um dos temas apresentados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário