quinta-feira, 25 de março de 2010

Debaixo de sol inclemente, peixes 'brotam' em Olhos D'Água de São Bento

Texto, fotos e reportagem de Corino Rodrigues de Alvarenga
Produtores rurais pegam peixes sem anzol nem rede nas gaiolas submersas
(do site Corino Urgente) 25/3/2010 às 11h13 - A distante e inóspita Ouro Branco de outrora deu lugar à desenvolvimentista Ourolândia, que, em pleno ano de 2010, faz "brotar" peixes sob sol escaldante cercado por um verdadeiro oceano de pedra bege-bahia, sisal, mandacaru e solo seco.
O milagre é possível e está submerso em Olhos D'Água de São Bento, localizado a cerca de três quilômetros da sede do município.
20 famílias fazem parte da Ascojovem - Associação dos Jovens Rurais do São Bento, num projeto denominado de Unidade Demonstrativa de Piscicultura em Tanque-Rede, com apoio e parceria da Bahia Pesca, Uneb, Governo da Bahia, Codep e Prefeitura de Ourolândia, sob a presidência de Eugênio Pequeno da Silva, tesouraria de Ivanilton da Silva Leite e participação de produtores rurais da localidade, tendo como filosofia "organizar para transformar".
"Isso aqui faz muito bem para a cabeça, descansa, a gente trabalha em paz", diz Luciene da Silva Barros, informando que há seis mulheres trabalhando no projeto.
"Estamos preparados para produzir ainda muito mais no futuro", diz Ivanilton Leite.
Já o presidente Eugênio Pequeno diz que "além da alimentação da comunidade que melhorou muito, nós estamos vendendo na cidade e as pessoas estão gostando muito da qualidade do peixe que produzimos". Ele citou que os peixes são alimentados com ração nas gaiolas, o que garante mais higiene e saúde para quem consome.
Além dos peixes que estão nas gaiolas submersas, outros 40 mil alevinos foram jogados na represa nos últimos dias. "Há peixe aqui com mais de dez quilos", acredita Ivanilton Leite.
Quem quiser manter contato com os "pescadores" de Ourolândia deve ligar para (74) 3681-2325/2366.
Assim como na Bíblia, em que os profetas narram o milagre dos pães e dos peixes, em Ourolândia há um milagre parecido: peixes crescem para o consumo em apenas seis meses e se multiplicam com impressionante velocidade que, na emoção do visitante que chega, fica a sensação inequívoca de que Deus existe - e em forma de bênção. E de peixes. De muitos peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário