sábado, 18 de junho de 2011

Força-tarefa vasculha Chapada Diamantina em busca de assassinos de policial

Juscelino Souza, da sucursal do A Tarde deVitória da Conquista
Pelo menos 120 policiais, entre civis e militares, além de integrantes de companhias especializadas, ainda vasculham a região de Barra da estiva, a 517 km de Salvador, à procura dos homens que mataram a tiros na manhã dessa sexta-feira, 17, o investigador Luís Bartolomeu de Lima, 51 anos.
O policial, que tinha 29 anos de corporação, estava de plantão na delegacia local quando atendeu um chamado para tentar prender Amilton e Aiuto Caires dos Santos, dois irmãos assaltantes que, segundo populares, aterrorizavam a zona rural de Paraguaçu, a pouco mais de 25 km da sede municipal.
Em companhia de outros dois colegas, o policial localizou a dupla, foragida do Presídio de Salvador e com mandado de prisão em aberto. Eles eram apontados como líderes de uma quadrilha de assaltantes que atua em Barra da Estiva e região roubando fazendas, lojas e feiras-livres da Chapada Diamantina.
Policiais civis de Brumado, também em ação na região da Chapada, já haviam sido alertados sobre os irmãos, que alugaram uma casa para servir como base do crime. Eles, inclusive, já estavam sendo investigados há duas semanas, mas o paradeiro era incerto.
Ao darem voz de prisão aos bandidos, os policiais foram recebidos à bala e, em meio ao fogo centrado, Lima foi alvejado por Amilton e morreu no local. Aproveitando-se do tumulto, os irmãos fugiram por uma estrada de terra e passaram a ser caçados pela “força-tarefa”.
O grupo de policiais é formado por membros das coordenadorias regionais de Conquista, Brumado e Seabra. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a vítima estava lotada há 15 anos na Delegacia Territorial de Polícia Civil de Barra da Estiva. Além da mulher, Lima deixa um casal de filhos.
O corpo do policial será enterrado em Vitória da Conquista, onde residem seus familiares. A data não foi confirmada, mas só deve acontecer quando da chegada de um dos filhos, atualmente em São Paulo.
À frente das diligências, o delegado titular da cidade, Marco Torres, informou que a dupla de bandidos tinha histórico de agressividade na região, notadamente nos municípios de Barra da Estiva, Ibicoara e Andaraí. “Perdemos um colega que estava prestes a se aposentar”, lamentou Torres, ainda emocionado. “A polícia foi reforçada e está na região, nesse momento, na tentativa de capturar o bando, que estava se articulando para atacar outra cidade”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário