sexta-feira, 17 de junho de 2011

OUROLÂNDIA: TSE autoriza eleição suplementar

Por maioria de votos, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizaram a realização de eleição para a escolha do novo prefeito de Ourolândia-BA, que originalmente estava marcada para 5 de junho. A Corte entendeu que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) agiu corretamente ao cassar o mandato do prefeito reeleito de Ourolândia, Antônio Araújo de Souza, acusado de gastos e arrecadação de recursos irregulares na campanha de 2008, mesmo que o mérito da ação não tenha sido examinado pelo juízo eleitoral de primeira instância.
Diante disso, o TSE autorizou a eleição suplementar no município e cancelou a liminar concedida pelo ministro Marcelo Ribeiro ao prefeito Antônio Araújo e seu vice, José Neitom de Oliveira, que suspendia a eleição até o julgamento do recurso apresentado pelo vice, o que hoje ocorreu.
O plenário do TSE entendeu que o TRE-BA constatou nos autos que havia provas documentais suficientes para comprovar a realização de despesas de campanha não declaradas por Antônio Araújo, inclusive com o uso de CNPJ do próprio em determinadas notas fiscais, como de impressos de divulgação da candidatura por exemplo. O prefeito não apresentou prestação de contas própria, alegando que suas despesas e receitas de campanha constavam da prestação de contas do comitê financeiro.
Antes de examinar o mérito da ação, a corte regional negou os pedidos do prefeito para que fossem ouvidas 34 testemunhas e feitas diligências, pois julgou que as provas documentais contidas nos autos já demonstravam claramente a realização de gastos e arrecadação de campanha pelo candidato e seu vice sem comprovação da origem dos recursos. Diante disso, a corte regional cassou o mandato do prefeito, determinando que fosse feita eleição suplementar para escolha do novo chefe municipal.
Em sua maioria, o plenário acompanhou o voto do relator do processo, ministro Marcelo Ribeiro, que considerou que o TRE-BA aplicou corretamente no caso o parágrafo 3º do artigo 515 do Código de Processo Civil (CPC), que permite o exame de ação, cujo mérito não tenha sido examinado por instância anterior, desde que não haja produção de provas durante o julgamento, devendo a causa tratar exclusivamente de questão de direito. Assim, o ministro rejeitou recurso apresentado pelo vice-prefeito, José Neitom de Oliveira, contra a decisão da corte regional.
“As provas documentais são evidentes e comprovam que houve as irregularidades nas despesas e arrecadação de recursos de campanha por parte dos candidatos. Provas testemunhais não alterariam esse fato”, destacou o ministro Marcelo Ribeiro ao negar o recurso do vice-prefeito.
O ministro Marco Aurélio foi o único a divergir do relator, por entender que no caso houve supressão de instância no exame do mérito da ação. Por isso, votou pelo cancelamento da decisão do TRE da Bahia e pela devolução dos autos ao juízo de primeira instância para a análise do mérito.
Os ministros da Corte destacaram que o processo relativo a Ourolândia é diferente daquele que o TSE examinou referente ao candidato a deputado federal Anthony Garotinho. Em recente julgado, o TSE decidiu anular decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), por entender que houve pela corte regional mau emprego do artigo 515 do CPC, já que havia questões de mérito que realmente precisavam ser enfrentadas por instância anterior. Naquele julgamento, o TSE determinou a devolução dos autos da ação ao juízo de primeiro grau, para analisar o mérito.
“No caso em questão [Ourolândia] houve produção de provas documentais suficientes para que nós pudéssemos fazer um juízo claro do processo. Não há falha no material probante nem ofensa ao artigo 515 do CPC”, disse o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, ao votar com o relator.
Fonte: TSE

14 comentários:

  1. Bom dia, Zé Carlos a justica fez justica a Ourolândia a eleição é necessária e muitos que comemoraram antes da hora com banheira e adesivo de outro partido cairam do cavalo isso foi excelente, nunca devemos comemorar nada antes que os fatos sejam concluidos, e a eleição que fizeram no dia 5 na praça da igreja quem ganhou?? gozação, palhaçada fizeram de tudo agora é bom ir pra campo trabalhar e respeitar o cidadão de ourolândia e outra ninguem é nosso o voto é secreto pense nisso.

    André Rios

    ResponderExcluir
  2. ZÉ CARLOS, NUMA CHARGE POSTADA POR ESSE SITE ANTERIORMENTE O PREFEITO CICERO DAVA CARONA A YHONARA DE VOLTA A SALVADOR, AGORA CHEGOU A HORA DELE FRETAR UM JATINHO E TRAZE-LA DE VOLTA A OUROLANDIA PARA A GRANDE VITORIA.

    ResponderExcluir
  3. E o Nome Do Prefeito E Antônio Araujo Sorria ourolândia Antonio Vem Ai ...Kkkk Acho Que Não Vem Mas Não...

    ResponderExcluir
  4. Deus escreve certo por linhas tortas...tome 13 neless

    ResponderExcluir
  5. Nois trupica mas não caii pode botar fé que desse jeito vai 13 13 13 e arrocho...

    ResponderExcluir
  6. Queria saber quem vai ser o candidato do 12 agoraa ja que para eles o nome do Prefeito Antônio Araujo e os mesmo diziam não precisar mais do prefeito interino ao qual chamavam de "Mosquitoo e Rato de esgoto " kkkk eu teria vergonha de estar numa coligação dessa !

    ResponderExcluir
  7. Bem que agora quem vai se candidatar é os baba ovo de antÔnio,Porque ´´o carotinho´´o Ciciro,está bem envergonhado,sebe que essa quem leva é a mulher.È arocho meu povo de ourolandia.

    ResponderExcluir
  8. bom dia Zè Carlos eu acho que foi certo porque o povo quer votar e decidir nas urnas quem vai ser prefeito então vamos a luta para ganhar nas unrnas. e so vai da 13,13,13

    ResponderExcluir
  9. è parece que o rato de esgoto se deu mal tentando atrasar a eleição de ourolandia, bem que é pra dar tempo de pagar os compromissos feito com seus aliados($$$$), se prepare TAMPÃO pra dar adeus a prefeitura e prestar contas ao TCM, a Justiça Eleitoral e a Promotoria Pública. A 13 VEM AÍ!!!!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com André Rios sobre o que aconteceu na porta da igreja.E pensar André que o boneco foi oferecido por uma comerciante local!E mais que aquelas pessoas são educadoras e fazem parte da autarquia da educação municipal.Vergonha...Alerto André que elas não tem moral pra ir a campo pedi voto a ninguém

    ResponderExcluir
  11. O que eu ouvia me chateava tanto que eu ia lá e arrebentava o time adversário. Obs.: Em 2005, sobre as ofensas racistas no futebol. ~ Frase de Pelé.O que vimos e ouvimos na nossa cidade durante todo o dia 05/06( boneco, urna,palavrões bandeiras do 15 e do 13,etc) dá pra gente ir lá e TOME 13!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Zé !FAZ alguns dias que postei nesse dinâmico blog que o silencio seria a melhor resposta pra estas questões políticas.Foi e continuará sendo UMA BOA RESPOSTA até a votação.

    E depois? que falem as urnas!!!!

    ResponderExcluir
  13. E PENSAR QUE TODA PALHAÇADA E HERESIAS FORAM PRATICADAS NA FRENTE DA IGREJA E PIOR AINDA ........... ........ ..... . POR PESSOAS QUE SE DIZEM CATÓLICAS, APOSTÓLICAS , ROMANAS.NAO VENHAM DENEGRIR A NOSSA IGREJA. VOCÊS SÃO UMAS HEREGES!

    ResponderExcluir
  14. CHORA ELEITOR APAIXONADO, CHORA NEM QUE SEJA ESCONDIDO!!!!!! É 13 13 13 13 13......... ELAS ESTÃO DESCONTROLADAS!!!!! VEM VALENTONAS!!!!

    ResponderExcluir