Em boletim divulgado às 15h deste domingo (11), a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a terceira morte por causa das fortes chuvas que caíram no estado durante a semana. De acordo com o órgão, um jovem de 19 anos recebeu uma descarga elétrica ao encostar a cabeça em um fio de alta tensão. Por causa das enchentes no município de Laurentino, no momento do acidente ele estava em um barco com o irmão, que foi hospitalizado. A morte aconteceu às 6h da sexta-feira (9), segundo a Defesa Civil.
Além do jovem morto em Laurentino, duas outras vítimas foram confirmadas pelo órgão: um homem de 65 anos morto na quinta-feira (8), em Guabiruba, e outro de 50 anos, que morreu afogado em Itajaí no sábado (10).
Neste domingo, subiu de seis para oito o número de cidades que decretaram estado de calamidade pública após as chuva. No total, foram quase 1 milhão de afetados, 929,9 mil, em 91 municípios - muitos deles sofreram desabamentos, enchentes e tiveram casas completamente "engolidas" pelas águas.
Os municípios com o decreto são Agronômica, Brusque, Rio do Sul, Ituporanga, Aurora e Presidente Getúlio, Laurentino e Lontras. Outras 36 cidades estão em situação de emergência e 86 em notificação preliminar de desastre. O número de pessoas desalojadas -obrigadas a deixar suas casas e alojadas por amigos e parentes- e de pessoas desabrigadas -que precisaram sair de casa e atualmente estão em abrigos do governo- subiu para 174 mil. Até as 15h deste domingo, foram contabilizados, além dos três mortos, três feridos e 140 enfermos.
As informações são do G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário