quinta-feira, 7 de outubro de 2010

OPINIÃO: POR JOSÉ CARLOS BENIGNO

ANALISANDO A GROSSO MODO
Quem não deve tá de bom humor com o resultado das eleições em Ourolândia é o deputado Sérgio Passos. Não bastasse o resultado negativo das urnas também em Jacobina, (lá eu deixo para Corino analisar).
Passos botou fé na política intermediária de Ourolândia e se deu mal. Durante a campanha um marqueteiro andou por aqui empenhando seu prestígio e expondo como exemplo o seu nome e outros de políticos locais (pessoas de bem, é bom que se diga isso) que, segundo ele, serviriam como base para que Sérgio Passos tivesse uma votação histórica nesta cidade acontecendo uma explosão de votos na abertura das urnas.
Sete nomes influentes reunidos na sede, outro grupo em Lagoa do 33, e o que se viu foi, ao final da apuração, um verdadeiro desastre no escrutínio. Uma pífia quantidade, somando em todo o município de Ourolândia algo apenas em torno de 648 votos. Até agora ninguém conseguiu explicar onde foram parar os sufrágios do prestígio político desses grupos nesta eleição!
O que se percebe é que não dá mais para brincar com o povo! Subestimar o povo!
Se considerarmos que nesta quantidade já estão incluídos os 177 votos que Sérgio teve em Lagoa do 33, e que lá, Sérgio contava com a ajuda de um grupo diferente, o desastre fica mais catastrófico! Sobram apenas 471 votos para explicar o apoio de sete pessoas influentes na política de Ourolândia, incluindo ex-prefeito, ex-vice-prefeita, vereadores e empresários.
A pergunta que não se deve deixar de fazer é: dentre estes cabos eleitorais, quem deu mais e menos votos nessa história, para Dr. Sérgio?
Se ponderarmos o prestígio do ex-prefeito Eliud Freire, tão querido por todos e do atuante, competente e não menos querido pelo povo de Ourolândia, vereador Neto de Lidinho, que também navegaram nesta canoa furada e até foram vítimas de calúnias num panfleto apócrifo, maldoso, covarde, mentiroso, jogado na cidade durante a campanha, onde dizia que cada um havia recebido R$ 20 mil para apoiar Sérgio, fica mais difícil ainda saber quanto cada um dos outros apoiantes (Filomeno Bezerra, a vereadora Janete Bezerra, Deo de Domba, Domba, Senhora Maria do Carmo: não confunda, eu disse Maria DO CARMO), deu em votos ao deputado.
Para fazer justiça e encontrar resposta menos consternante à pergunta, o correto seria dividir a quantidade de votos que sobra (471) (tirando os de Lagoa do 33), pela quantidade de apoiantes. E aí, em tese, encontramos a quantidade de votos que cada um deu ao deputado:
Vejamos: 471 divididos por sete é igual a 67 votos cada um.
Se o deputado Sérgio Passos tivesse galgado êxito em sua desastrosa campanha, até teria valido à pena esse desastre de Ourolândia.
Para finalizar de forma mais justa lembro ainda que a conta feita desse jeito fica muito generosa com o Senhor Filomeno Bezerra que propagou antes da eleição dar mais de 1500 votos para o deputado em questão.
José Carlos Benigno, 07 de outubro de 2010.

4 comentários:

  1. QUERO VER A ANALISE DE JANIO DO SINDICATO O GUERREIRO O HEROI O LOBO SOLITARIO Q DERROTOU SOZINHO OS SETE deuses DA POLITICAS OUROLANDENSE

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo ze carlos pelo comentario, concordo com sua analise, mas discordo do nosso amigo qhitt sobre o janio do sindicato, porque nao podemos ficar omisso diante das coisas que o mesmo faz a frente do sindicato, administrado por ele e pela familia da esposa a mais de 20 anos. minha familia foi vitima de suas pressoes e ameaças (falo de ameaças de dinheiro) quando precisamos do sindicato para aposentar.sei que ele faz isso por dinheiro e pelo voto e isso nao é correto e ele tem usado isso na eleição de vereador e de deputado agora..obrigada

    ResponderExcluir
  3. Caro Zé Carlos,achei muito boa a sua analise sobre a politica de ourolandia,principalmente sobre a votação do Deputado Sergio Passos,gostaria de falar que estive em campanha em Ourolandia e fiquei muito feliz com os resultados,pois nosso grupo deu apoio a 6 candidatos e 5 ja foram eleitos faltando apenas a presidente Dilma que ganhará no segundo turno.Lembrando que do nosso lado Maria Del Carmem estadual,Pelegrino Federal,Lidice e Pinheiro senadores e Wagner governador.Enquanto a maioria dos candidatos que obtiveram votação pifia no municipio varios nao se elegeram como: Rui Macedo,Sergio Passos ,Ailton Florencio e Milton da Natureza.Mas ainda bem que o povo votou com consciencia e a maioria votou certo em candidatos comprometidos com o bem de todos.
    Abraços
    Rochinha.

    ResponderExcluir
  4. eu gostei muito do que o anônimo comentou
    pois tudo que ele falou é verdade sobre a maquina de induzir as ppessoas em troca do voto
    usando e abusando dos aposentados
    cobrando taxas absurdas.

    ResponderExcluir