sexta-feira, 24 de junho de 2011

ENTREVISTA

Numa entrevista picante o empresário regional da Rede de Farmácias Pague Menos, André Rios, faz uma denúncia gravíssima sobre o que está ocorrendo com os beneficiários do Programa Bolsa Família de Ourolândia. Veja também outros assuntos como o pleito eleitoral suplementar que deve ocorrer para o cargo de gestor do Executivo municipal e vários outros assuntos:
Acompanhe:

OURO NOTÍCIAS: Como o Senhor analisa o cancelamento da eleição suplementar que ocorreria em 5de junho último, o Senhor acha que prejudicou algum dos candidatos?
ANDRÉ RIOS: Só o fato de haver uma campanha para a eleição suplementar que não ocorreu já representou uma lesão à economia municipal e o cancelamento prejudicou ambos os candidatos. Até o momento ninguém se responsabilizou, e a exemplo dos candidatos o povo do município também ficou no prejuízo.
OURO NOTÍCIAS: O prefeito interino, Cícero Oliveira, manteve quase 100% dos cargos de confiança do ex-prefeito Antonio Araújo. Como o senhor analisa essa situação, já que o mesmo é candidato na eleição suplementar e prega renovação?
ANDRÉ RIOS: No primeiro momento ele fez o correto, não se pode sair trocando de cargo sem nenhum critério. Até porque o município tem que continuar cumprindo com suas obrigações, mas já chegou a hora de começar essa mudança, principalmente os secretários que não estão produzindo mais. E defendo ainda que secretários têm que ser substituídos a cada dois anos. A função é cansativa, tira a privacidade do ocupante. Ele como gestor tem que estar atento a isso. Andando no município vi que a maioria das reclamações é feita contra estes secretários e não contra o gestor municipal.
OURO NOTÍCIAS: O ex-prefeito Adinael Freire, a exemplo do ex-prefeito Antonio Araújo, também está com os direitos políticos cassados. O senhor acha que se a situação fosse diferente ele teria candidatado a esposa Yhonara Freire?
ANDRÉ RIOS: Não! Adinael só confia nele mesmo e as eleições de 2008 comprovam isso. Ele ficou com a candidatura suspensa até a véspera do pleito e nem por isso colocou sua esposa. Naquela oportunidade já existiam outros nomes, a exemplo da então vereadora Jeanes que durante o seu mandato cultivou o nome de Adinael como candidato e no final não teve o reconhecimento merecido por parte dele, sequer pediu votos para ela na campanha. Esta omissão a deixou fora da Câmara Municipal.
OURO NOTÍCIAS: Como o Senhor analisa as campanhas apresentadas pelos dois candidatos?
ANDRÉ RIOS: Ambos muito fracas. Deixaram-se levar mais pelo passado dos seus padrinhos políticos (ex-gestores) e perderam a oportunidade de apresentar propostas para melhores dias à nossa população. Ficaram cegos pelo poder e foram mais pela paixão que pela razão.
OURO NOTÍCIAS: Se o Senhor fosse candidato a prefeito de Ourolândia, qual seria a principal proposta da sua campanha?
ANDRÉ RIOS: Ourolândia precisa mudar e muito. Primeiro é necessário mostrar para os seus habitantes que a prefeitura não é cabide de empregos, depois investir na geração de renda, na saúde, educação, esporte, lazer e agricultura familiar (essa gera muitos empregos diretos e indiretos); incentivar os investimentos do setor mineral oferecendo aos empresários as condições para geração de mais empregos com incentivos fiscais; resolver o problema das licenças ambientais para facilitar os financiamentos junto às instituições financeiras e promover investimentos a médio e longo prazo também no turismo.
OURO NOTÍCIAS: Números da economia baiana atestam que os setores da mineração e indústria são os que mais têm contribuído com o Pib baiano. Isso prova que Ourolândia, pelas suas características é uma cidade promissora, no entanto não tem se desenvolvido a contento. Como o Senhor analisa isso?
ANDRÉ RIOS: É Verdade. Ourolândia jamais teve um gestor que se preocupasse com o desenvolvimento sócio econômico do município. Apenas se preocuparam com o seu bem estar, hoje temos uma grande produção mineral graças aos empresários do mármore que sozinhos ou em cooperativas caminham se ajustando para legalização da extração desse importante minério. Entendo que com investimentos no setores, mineral, de agricultura, da pecuária, no comércio, e promovendo cursos profissionalizantes, o que vai proporcionar o pagamento de melhores salários, teremos desenvolvimento em nosso município. As leis municipais também devem ser aplicadas com mais rigor.
OURO NOTÍCIAS: O que falta para Ourolândia aparecer no cenário baiano como uma cidade em pleno desenvolvimento sócioeconômico, já que atualmente apresenta o pior índice da Bacia do Salitre?
ANDRÉ RIOS: Faltam investimentos em todos os setores e fiscalização na aplicação da maioria dos programas do governo federal, do estado e também nos do município. Só para você e o internauta terem uma idéia do que estou dizendo, Zé, o que a acontece hoje com os beneficiários do Bolsa Família em Ourolândia, muitos deles estão com seus cartões presos por agiotas e por alguns comerciantes, pagando juros absurdos. Isso faz com que eles voltem à prefeitura a pedir recursos para comprar o que comer, onerando os cofres do município. O Cartão do Programa Bolsa Família é pessoal e intransferível. É necessário mais fiscalização por parte dos órgãos competentes e punição para esses infratores.
OURO NOTÍCIAS: O senhor acha que o prefeito(a) a se eleger neste pleito suplementar poderá fazer diferença nestas questões de índices econômicos?
ANDRÉ RIOS: Acho muito difícil mudar esse cenário agora o prazo é muito curto, mas com boa vontade nunca será impossível começar a resolver parte do problema existente.
OURO NOTÍCIAS: Os nomes de: João Dantas de Carvalho; Maria do Carmo; José Raimundo; Leandro Freire; José Moreira; Múcio Azevedo; Yhonara Freire; Cícero Oliveira e o seu, foram citados numa pesquisa recente feita para a vaga de prefeito. Como o Senhor analisa esta pesquisa?
ANDRÉ RIOS: Toda pesquisa feita para a avaliação de nomes é muito importante. Infelizmente em Ourolândia as pessoas ainda não se permitem à rica prerrogativa de ter mais de dois grupos políticos. Com isso quando se fala em campanha eleitoral o constituinte de forma oligárquica lembra-se apenas de dois nomes, fazendo imperar mais a paixão que a razão. Aí fica difícil construir algo novo.
OURO NOTÍCIAS: É verdade que o Senhor postula uma candidatura a prefeito de Ourolândia em 2012?
ANDRÉ RIOS: Gostaria sim de ter esta oportunidade! Mas, pelas questões que citei na resposta anterior, acredito que essa missão não é para minha pessoa, prefiro continuar levando o nome de Ourolândia por onde passar como comerciante, construindo o futuro dos meus filhos. Devo muito a esta terra porque foi aqui que aprendi a trabalhar e hoje tenho muito respeito e gratidão por esta gente e pretendo jamais sair daqui.

5 comentários:

  1. Tá igual a Múcio;
    querendo se aparecer no cenario politico Ourolandense...
    mesmo sabendo que as chances são poucas ou remotas (a sua escolha).

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ele quer ser prefeito com essa "simpatia" quer só ele tem

    ResponderExcluir
  3. querer todo e qualquer cidadão pode tentar ou sonhar ser prefeito de ourolandia
    mas em seu caso andre rios
    ESQUEÇA... voce num tem carater com as pessoas ou até mesmo educação com as mesma. ando na rua hoje e vejo as pessoas comentanado de sua entrevista e as mesma falam que voce so pode ta doido... IMPOPULAR demais.
    ponha-se em seu lugar como comerciante. e esqueça a sua candidatura a prefeito...
    viva a realidade e não sonhe
    fique humilde e talvez voce possa ser cabdo eleitoral de algum vereador daqui mesmo..


    agradeço a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  4. andre rios vc que ser prefeito.porque vc não cria um grupo?ou vc não tem grupo para lhe apoiar como canidato.porque prefeito de ourolandia vc não vai ser é nunca.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu achei que ja havia visto de tudo neste blog,me surpreendi com esta entrevista....André Rios,fica aqui um concelho;Alguem sabe quem é o presidente da ACIOURO? Pois é gente ele mesmo Senhor Andre Rios.........ou quer dizer alguem sabe o que é ACIOURO?Pois é se voce esta se perguntando o que é,penas saiba que a ACIOURO nao aparece e nao oferece nada aos comeciasnte desta cidade porque o presidente nao tem a capacidade de desemvolver nada em pro dessa associaçao,e vem com esse papo mole de querer ser prefeito da nossa amada cidade....VAi cuida da farmarcia homem.... HA sim nao posso esquecer do grande projeto da ACIOURO,tem apenas um projeto ,que é o de cobra a mensalidade todo mês.

    ResponderExcluir