sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ENTREVISTA

OUROLÂNDIA:COORDENADOR DE SAÚDE ESCLARECE SOBRE CASOS DE CATAPORA
A imprensa nacional vem noticiando os casos de catapora que infestam o país nos últimos dias. Em Ourolândia também já foram registradas várias ocorrências, por isso trazemos uma entrevista com o coordenador de Saúde do Município, o enfermeiro Allex Macedo, que esclarece como se prevenir ou ainda combater esta doença que incomoda bastante, principalmente às crianças. A participação dos pais neste trabalho, mantendo em casa as crianças infectadas, é de suma importância.
Veja:
Ouro Notícias - O que é a Catapora?
Allex Macedo - É uma infecção por vírus de característica benigna e leve que afeta principalmente crianças e apresenta manchas avermelhadas pelo corpo, inicialmente planas, que evoluem rapidamente para pústulas (pequenos tumores) e crostas na pele, conhecida também como Varicela.
Ouro Notícias - Quais os sintomas da Catapora?
Allex Macedo -
Febre baixa, cefaleia (dor de cabeça), anorexia (perde de apetite) e vômito que duram até três dias. Na infância esses sintomas podem não aparecer e começar apenas com exantema (manchas avermelhadas que se iniciam na face, couro cabeludo e tronco). As lesões na pele surgem em surtos sucessivos aparecendo em partes cobertas do corpo, couro cabeludo. A febre nas crianças é moderada de 2 a 3 dias. As lesões aparecem com formas diferentes.
Ouro Notícias – Como a Catapora é transmitida?
Allex Macedo – De pessoa a pessoa. Por contato direto ou secreções respiratórias e ainda através de lesões (embora seja mais difícil). Mais raro por objetos contaminados, mas pode acontecer.
Ouro Notícias - Existem complicações para a gravidez?
Allex Macedo -
Toda gestante que entrou em contato com alguém doente deve ser avaliada nos postos de saúde para descartar a doença e se doente fazer uso de medicação (imunoglobulina) contra este vírus para evitar complicações ao feto.
Ouro Notícias – Que tipo de tratamento deve ser feito na comprovação da Catapora?
Allex Macedo - É simples; uso de anti-térmicos, medicações orais para combater a coceira tão característica e uso de banhos com remédio específico.
O cuidado de não coçar as lesões tem como principal objetivo evitar infecções secundárias a doença, pois a unha e mão podem estar contaminadas com bactérias que venham criar infecções na pele e que pela fragilidade do doente pode se espalhar pelo corpo.

Ouro Notícias - Qual a real situação da catapora em Ourolândia?
Allex Macedo - Foram notificados casos de varicela (Catapora) pelas equipes de Saúde da Família do município. Os Agentes Comunitários da Saúde têm observado nas comunidades que atuam, crianças com sintomas característicos muitas vezes leves e encaminhado os mesmos às unidades para notificação, consulta médica e de enfermagem, para esclarecimento sobre a doença e cuidados domiciliares. Muitas vezes, devido aos sintomas serem leves, os pais não respeitam a orientação de deixar a criança em casa e as conduzem às escolas e creches onde o contato direto eleva o número de casos rapidamente. Enquanto houver vesículas na pele haverá transmissão da doença.
Foram notificados este ano em Ourolândia um total de 24 casos, concentrados na sede sendo 14 dos casos no mês de agosto.
A Catapora é, portanto uma doença leve, infantil, que necessita ser notificada e que as orientações dadas pelas equipes de saúde devem ser obedecidas pelos pais mantendo as crianças em casa evitando os contatos e consequentemente a proliferação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário