sexta-feira, 6 de maio de 2011

Polícia quebra esquema de corrupção praticado em delegacias do interior baiano

Uma operação especial da Polícia Civil da Bahia, denominada “Operação Monte Santo”, resultou, na manhã desta sexta-feira, 6, na prisão de dois delegados de polícia, além de um soldado da PM, um escrivão, um advogado e umservidor municipal da Prefeitura de Monte Santo, sertão baiano, a 367 km de Salvador.
De acordo com informações da 19ª Coorpin de Senhor do Bonfim, que cumpriu dez mandados de busca e apreensão e outros seis mandados de prisão, todos expedidos pela Justiça, o delegado titular de Monte Santo, Josevânio da Rocha Araújo, comandava um esquema de corrupção praticado nas delegacias de Monte Santo e Cansanção.
Além do delegado Josevânio, também participavam do esquema o titular da delegacia de Cansanção, Carlos Roberto Botelho Vasconcelos; o soldado da PM Jullian Ross Dias Serafim; o escrivão AD-HOC Lindon Johnson Salvador Lopes; o advogado e ex-procurador do município de Cansanção, Alexandro Soares Andrade, conhecido como Alex, e o servidor municipal de Monte Santo, Cleudisson da Santana Campos, vulgo Cleiton, que trabalhava como motorista do juiz da cidade.
Segundo o coordenador da 19ª Coorpin (Senhor do Bonfim), Felipe Nery, o esquema de corrupção e extorsão funcionava dentro das delegacias. “O soldado e o escrivão apreendiam carros com restrições, como furto ou roubo, e negociavam propina, junto aos delegados e ao advogado, para não prenderem as pessoas e liberarem os veículos. Além disso, a quadrilha também arrecadava dinheiro com o tráfico de drogas na região, com o jogo do bicho e caça-níqueis. O servidor da prefeitura também passava informações privilegiadas ao tráfico”, explicou Nery.
Com os integrantes, foram encontrados materiais como munição calibre 9mm, de uso restrito, de posse do advogado Alexandro, com quem também foram encontradas aves silvestres. O servidor municipal Cleudisson detinha também armas, munição e veículos com restrições de roubo e furto.
Prisão - Ainda segundo Nery, os dois delegados serão levados para a Corregedoria da Polícia Civil, enquanto o PM e o advogado seguem para o Batalhão de Choque. O escrivão e o servidor municipal ficarão sob custódia no Complexo Policial de Senhor do Bonfim, a 390km de Salvador, à disposição da Justiça.
Toda a investigação foi acompanhada pelo Ministério Público da Bahia através da promotora Mônia Lopes de Souza Ghignone. Promotores de Justiça do GAECO e o diretor do DEPIN, Edenir de Macedo Cerqueira acompanharam a operação, presidida pelo coordenador regional Felipe Nery.
Da redação de Opovoquersaber: Participam desta Operação as coordenadorias de policia do municípios de Euclides da Cunha, Alagoinhas, Feira de Santana, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina.
Fonte: A Tarde Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário