sábado, 5 de fevereiro de 2011

Umbu garante boa alimentação e renda extra em Irecê

Tempo de fartura para agricultores de toda região de Irecê. É época da safra do famoso umbu, o fruto mais popular e generoso do sertão baiano. Em todos os quintais, praças e plantações se vêm umbuzeiros carregados, e os agricultores aproveitam para participar de capacitações e se valerem de todos os benefícios que o umbu pode oferecer. O agricultor Pedro Augusto de Medeiros, amante da fruta e defensor do uso do nome “imbu”, escreve em sua poesia a definição perfeita do que o fruto representa: “És muito mais que um fruto/ simboliza a bonança/ que chega após a seca/ apagando a lembrança/ do sofrimento passado/ transformado em esperança”.
É por oferecer tantas potencialidades que o umbu vem sendo um dos principais assuntos das capacitações realizadas por técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no Território de Irecê.
Os agricultores passam por um treinamento teórico, que destaca a história do umbu, a importância da preservação da espécie e os principais benefícios que a fruta oferece à saúde, e por uma capacitação prática, que ensina as diversas receitas que podem ser feitas a base do fruto. De acordo com o pesquisador do fruto e técnico da EBDA na região, Arnou Dourado, o mais importante é conscientizar o público de que tudo pode ser aproveitado no umbu.
Só em janeiro foram realizados quatro cursos sobre o Processamento do Umbu, e, para este mês, estão programados outros onze, todos realizados pelo Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil). Os cursos serão realizados nas comunidades Serra Azul, em Xique-Xique, e nas comunidades Gameleira e Ipanema, em América Dourada.
Blog do Geraldo José .
Que esta iniciativa sirva de exemplo à outras comunidades. Na maioria dos casos o que falta à muita gente é iniciativa e coragem de trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário