segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Varzeanovense conquista medalha de bronze no Mundial Paraolímpico de Atletismo

Christchurch, Nova Zelândia - Tito Sena e o varzeanovense Ozivam Bonfim subiram, neste domingo, 30, ao último pódio do Campeonato Mundial Paraolímpico de Atletismo. Prata e bronze na maratona T46, eles garantiram a terceira posição do Brasil no quadro geral de medalhas. O ouro ficou com o mexicano Mario Santillan Hernandez, campeão paraolímpico.
O bronze também teve gosto de superação para o Ozivam: na metade da prova ele começou a sentir bolhas nos pés.
“É uma luta da cabeça com o corpo para conseguir chegar até o final”, disse o baiano, que em 2006 foi vice-campeão, atrás apenas de Tito.
Para superar os desafios, Tito e Ozivam contaram com o apoio dos outros atletas da seleção brasileira.
“A Terezinha correu uns 400m até a linha de chegada ao meu lado, me incentivando”, contou Tito.
Agora, eles se preparam para o Parapan de Guadalajara/México, em novembro, e para as Paraolimpíadas de Londres 2012.
“Quem sabe não fazemos mais uma dobradinha em Londres?”, desafiaram.
Informações: Em 1991, enquanto trabalhava, Ozivan teve parte de seu braço amputado por uma máquina de sisal. Apesar do susto, o baiano que mora desde 2000 em Guarulhos - São Paulo, seguiu firme seu caminho. Cinco anos após o acidente, quando participava de uma corrida de rua em sua cidade natal, Várzea Nova, um agente da polícia militar que o observava o incentivou a tentar o esporte profissionalmente, tal era o dom nato observável de Ozivan para a corrida. Suas principais conquistas foram: ouro nos 5.000m e prata nos 10.000m, no Parapan-americano de Mar Del Plata, na Argentina, em 2003; bronze nos 5.000m, nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004; e ouro nos 10.000m, no Aberto Europeu de Atletismo, na Finlândia, em 2005. No Parapan do Rio em 2007 conquistou medalha de bronze nos 5000m.
Fonte: www.cpb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário