sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

TUDO SOBRE A VIDA DO VEREADOR NETO DE LIDINHO

Clique nas fotos para ver em tamanho grande
Estáquio Freire Neto nasceu em 14 de outubro de 1963, no então povoado de Ouro Branco, pertencente ao município de Jacobina, hoje cidade de Ourolândia, emancipada em 13 de junho de 1989 pela Lei Estadual n. 5.017, publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E) em 14 de junho de 1989.
Neto de Lidinho em discurso na Tribuna da Câmara

Filho do casal Manoel Eustáquio Freire e Dona Antonia Maria Freire, Neto de Lidinho como é carinhosamente conhecido em toda região, teve as suas primeiras lições na Escola Necy Novais de Ourolândia com a professora Safira, estudou até 5ª série na Escola Professor Tavares tendo como principais professores, o saudoso Antonio Teodoro; professora Nesta; Maria do Socorro e outros.
No início dos anos 80 foi estudar em Jacobina no Colégio Municipal Gilberto Dias Mirando (Comuja) onde cursou da 6ª à 8ª série e depois concluiu o segundo grau no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro. Neto faz questão de lembrar aqui os nomes dos professores, Carlos Jorge; Jonas Ferreira; Ednilson Valois e o saudoso Orlando Oliveira Pires.
Casado com Adilvaneide Silvestre Freire com quem teve quatro filhos de dois rebentos: Paloma, Paula e Polyanna, trigêmeas, e Mateus.
Desportista
Como todo bom brasileiro, Neto de Lidinho é apaixonado por futebol. Torcedor do Botafogo do Rio, já atuou em alguns clubes de futebol amador; Cruzeiro de Jacobina (meia direita); Bahia, Amarelinho e Palmeiras, todos de Ourolândia; Diplomata e Boa Idéia, ambos de Taquarendi em Mirangaba. Atualmente continua praticando o "baba da quadra" em Ourolândia.
Empregos
Em 1986 trabalhou na Jacobina Mineração e Comércio, em seguida no Magazine Ramos, do empresário Valter Ramos, onde ficou por 10 anos, entrando como auxiliar de escritório depois vendedor até o cargo de gerente. Foi também gerente da loja filial da Motinha (do empresário Romilton Carvalho Mota), em Ourolândia.
Política
Em 1993, aceitando um convite do ex-prefeito Adinael Freire (sobrinho) em seu primeiro mandato, e do então vereador (irmão) Eliud Freire de Melo, assumiu a chefia da contabilidade da Prefeitura de Ourolândia onde permaneceu até o final daquele mandato. Neto conta que operava o primeiro computador da história político administrativa do município.
No mandato seguinte seu irmão Eliud Freire (Lidinho) elege-se prefeito de Ourolândia e o convida para assumir a Secretaria de Administração, cargo que permaneceu durante os quatro anos sendo o braço direito do irmão e se destacando com o homem forte do governo, chegando a ganhar o codinome de “Neto de Lidinho”.
No final de 1999 Adinael é apresentado por Lidinho como candidato. Adinael novamente se elege prefeito de Ourolândia e o nomeia chefe de Gabinete onde ficou de 2000 até 2004, e, além de diversas outras atribuições, representou o município em todos os eventos realizados nas nove cidades componentes da Bacia do Salitre, que Ourolândia faz parte.
Na eleição de 2004, Filia-se ao antigo Partido Liberal (PL) hoje Partido da República (PR), candidata-se a uma vaga na Câmara de Vereadores e elege-se com 487 votos.
Ele faz questão de destacar que em toda sua trajetoria política, até os dias atuais, jamais trocou de partido. "Meu Partido Político trocou de nome, mas continuei fliado e jamais subi em outro palanque", afirma orgulhoso.
No seu primeiro mandato como vereador logo se destacou como edil atuante na bancada de oposição fazendo pronunciamentos contundentes durante as sessões e também nas emissoras de rádio com diversas participações no Jornal das Sete da Rádio Jacobina FM, defendendo os interesses das classes menos favorecidas, cobrando esclarecimentos sobre o uso ou não das verbas municipais, esclarecendo aos demais edis e ao povo sobre as inconstitucionalidades nos projetos do executivo e apresentando centenas de indicações para a realização de obras no município de Ourolândia. Seu trabalho teve o aval do povo que o reelegeu vereador com a mesma quantidade de votos da primeira eleição, agora para o quadriênio 2008/2012.
Já em seu segundo mandato, Neto de Lidinho continua o trabalho contundente na bancada de oposição buscando a sensatez e correção naquilo onde enxerga injustiça nas redações dos projetos do executivo. Atualmente ocupa o cargo de primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara e também o de presidente da Comissão de Justiça e Redação.
Durante os dois primeiros anos deste novo mandato já acumula centenas de indicações.
Através da Cerb na gestão do então diretor Cícero Monteiro conseguiu dois poços artesianos: um para a comunidade de Cais e outro para a fazenda Caititu, ele faz questão de falar da participação de Roberto do PT e Adinael Freire na solicitação junto ao Órgão.
Neto é autor de diveros projetos, dentre estes ele destaca a emenda de R$ 150 mil para a construção de uma quadra de esportes no Bairro de Barragem, que ainda não foi construída; o Projeto da Criação de Sessões Itinerantes nos povoados; o Projeto que deu o nome de Nivaldo Marinho Nunes ao Estádio de Futebol de Ourolândia; solicitações de calçamento para diversas ruas da sede e de povoados; solicitação da construção de um mini-posto de saúde para o bairro de Barragem; solicitação de instalação de telefones públicos para diversos bairros e comunidades; pedidos de quebra-molas; indicação para a reforma da quadra de esportes da Praça João Dantas de Carvalho; solicitação da construção de banheiros na Praça José Prado Alves, onde ficam os postos bancários, o correio, a lotérica, a Associação Comercial e diversas lojas e centenas de pessoas passam o dia aguardando atendimento; indicação para a construção de um abrigo dos velhos na sede; autor de diversas matérias publicadas em jornais e emissoras de rádio.
Neto de Lidinho é também o autor de diversas denúncias, feitas junto ao Ministério Público, contra abuso de poder econômico, inclusive a que culminou na cassação do ex-prefeito Antonio Araújo.

13 comentários:

  1. Este "Neto de Lidinho" tem um baita curículo mas depois de propor, e o pior, conseguir, mudar o nome do Estádio de Futebol de Ouro Branco dando-lhe o nome do falecido malandro Gatão agiu igual a uma vaca holandesa: depois de ser ordenhada em 20 litros de leite bate com um coice no balde.
    Entrar em conluio com Gatão, nem que seja com sua "ficha suja" depois de falecido, desmoraliza qualquer cidadão de bem.
    Este "Neto de Lidinho", assim como o falecido "mamador", não tem meu voto nem depois de morto.

    ResponderExcluir
  2. é luiz brasileiro talvez prefira votar em antonio araujo né sera q tem algua diferença ai tal brasileiro sera o neto de lidiho a vca olandesa ou seria o tal luiz brasileiro independente do seu passado respeite os mortos quem é vç pra julga ninguem se toka mano ha vç deve sr o senhor certinho afinal tem o sobre nome brasileiro ops mas brasileiro nao é conhecido por sua malandragem sei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ha... ha... ha... Parece que o senhor Luiz Brasileiro fez um exame de próstata no malandreco anônimo que postou a mensagem acima... O cara vestiu a carapuça de malandro e sentiu a dedada...

    ResponderExcluir
  4. A política de Ourolândia nunca mais foi a mesma depois q elegeram Neto vereador,pois com ele não existe meias palavra e protecionismo de pessoas que detem o poder.Ele faz oposição de forma ética fiscalizando as coisas erradas.Te admiro muito Neto e nunca esqueça aquele versículo de Romanos:"Cada um dará conta de si mesmo a Deus".Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Vivemos em uma sociedade corrupta onde não aceitar a malandragem põe o indivíduo à margem, criticado e hostilizado pelos malandros e "soldados" de sua quadrilha, mesmo que o chefe já tenha morrido ou esteja preso.

    Pelo comentário acima não tenho dúvidas que posicionar-se contra a malandragem é meter o dedo na ferida, desmascarar a má consciência, o que incomoda muito psicologicamente mais de noventa por cento das pessoas, daí elas partem para a agredir e injuriar os cidadãos de bem que não endossarem com seu silêncio a dominação da malandragem.

    Os trambiqueiros estão espalhados por todas as atividades, na política, na atividade empresarial, na universidade, na polícia, no Judiciário, são a maioria na sociedade e a principal "defesa" desta corja é dizer que ninguém pode julgar ninguém, todos são iguais a eles. É nesta hora que é preciso ser dito: quem não quiser ser chamado de trambiqueiro, ladrão, malandro, corrupto, não cometa atos condenáveis porque indiscutivelmente se todos somos livres é porque todos devemos responder por nossos atos e arcar com as consequências. E quem for malandro que aguente firme e sem máscaras o estigma da malandragem...

    ResponderExcluir
  6. Olá gente! Na vida precisamos usar o bom senso e reconhecer o valor de cada ser humano. É inegável que Nivaldo Marinho foi picareta, mas também é verdade que ele foi um dos cidadãos quem mais trabalhou para as pessoas necessitadas de nosso município, portanto penso que cabe uma homenagem ao Cara, mas sou contra a alteração do nome do estádio, pois o nome Ouro Branco é uma memória da história do povo de Ourolândia, mudar isso é jogar no lixo o pouco que existe de memória ourolandense. Obriagado pela compreensão gente. James Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. NETO PARABÉNS PELA BELÍSSIMA TRAGETÓRIA POLÍTICA E PÚBLICA NA VIDA DOS OUROLANDENSES E DAS DEMAIS LOCALIDADES DO ENTORNO, QUE DEUS POSSA ILUMINAR A SUA VIDA E DE SEUS FAMILIARES. CONTINUE COM TODA GARRA E DEDICAÇÃO NÃO DESANIME DIANTE DOS OBSTÁCULOS DA VIDA. CABEÇA ERGUIDA E NÃO DEIXA A BOLA CAÍ.
    PROFESSOR SILVANO- VÁRZEA NOVA

    ResponderExcluir
  8. neto boa sorte ai amigo nessa ardua caminhada em defeza dos cidadaos ourolandenses kara desejo muita sorte e sabedoria pra vç neto competencia vç ja mostrou ter de sobra vai fundo neto

    ResponderExcluir
  9. oi gente quanta delicadeza uns com os outros gostei

    ResponderExcluir
  10. Votar em vc fortalecer a luta do povo de ourolandia por dias melhores. obrigado por ter estado ao nosso lado, mas será que agora dá para resolver essa questão de tantos contratos que cicin ta fazendo ai afinal aki é horario eleitoral, isso n vale.
    parabens

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Olha só Sou filho dessa terra infelismente deixei para trás por razões financeiras(sobrevivência mesmo!)Isso ocorreu na administração do Adinael,quanta calamidade ocorriam naquela epóca...Hoje estou vendo essa reportagem que bom que o srº vereador Neto está com essa visão de melhoria para esse povo tão sofrido, mas felizes com o pouco; então eu te digo se você fizer uma faculdade de ciências politicas ou de Administrtação de empresa para melhor administrar eu tenho certeza queo srº será um excelente prefeito pensa nisso!È claro para administrar essa terra não pode deixar a familia se envolver se não acaba em corrupção e nem nem os adversários,se eles entendessem o que é uma politica e se envovesse pensando no crescimento no progresso do municipio o sucesso era outro não é mesmo politicos de Ourolândia? o srº parece um grande cidadão honesto boa sorte! Vem para o Goias estudar daremos o maior apóio para o sucesso da nossa terra! Boa sorte cidadão.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Zé Carlos, por favor delete o comentário acima em que um internauta declara voto a Neto de Lidinho utilizando meu nome.

    Passe-me também o IP deste marginal para que eu possa tomar as medidas judiciais cabíveis, processar criminal e civilmente este falsário.

    Abração. Bom fim de semana.

    Luiz Brasileiro

    ResponderExcluir