sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LAGOA DO 33: IBGE ainda não reverteu população para Ourolândia

Distrito de Lagoa do 33, pertence a Ourolândia, mas IBGE considerou população para Morro do Chapéu

Depois que a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (Sei) regularizou a situação territorial do Distrito de Lagoa do 33, Ourolândia (veja aqui matéria publicada neste blog) a luta do Poder Executivo de Ourolândia agora é tentar reverter a situação junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o censo realizado recentemente, a população do Distrito é de 3.921 habitantes (sem a imputação, critério que o IBGE utiliza para considerar três habitantes para cada residência fechada), mas foi somada ao quantitativo populacional de Morro do Chapéu, já que até o início desta semana a Sei considerava o distrito como sendo pertencente a aquele Município e é preciso que se reverta isso para o município de Ourolândia.
Segundo o deputado Estadual Paulo Câmara, que se manteve solidário e defendeu os interesses de Lagoa do 33 na Assembléia Legislativa durante toda negociação, ele e António Araújo deverão participar de uma reunião nesta sexta-feira, 19, em Salvador na sede do IBGE visando resolver o impasse. Araújo lembra que apesar de toda sensibilidade do diretor estadual do IBGE Dr. Artur Ferreira, ainda depende de uma decisão da direção nacional do Órgão, sediada no Rio de Janeiro.
Para o município de Ourolândia o censo verificou um quantitativo populacional de 13.091 habitantes. É bom lembrar que nestes números ainda não constam os 3.921 habitantes de Lagoa do 33 e a imputação que, segundo a coordenadora regional Marília Sturaro, deverão ser contabilizados nos próximos dias.
Outra novidade é que o município, por conta dos novos limites estabelecidos pela Sei, parte do povoado de São Bento ficou para Várzea Nova e com isso Ourolândia perdeu 120 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário