quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DESCOBERTO ‘ANTIVíRUS’ QUE COMBATE A DENGUE

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriram que o corpo humano possui um sistema de segurança natural contra os vírus. Assim como um antivírus desatualizado em um computador, esse 'programa' já foi burlado pelos agentes infecciosos há milênios. Com base nessa descoberta, os pesquisadores querem desenvolver maneiras de proteger o corpo de doenças como dengue, febre amarela e SARS (síndrome respiratória aguda grave).
A história dessa pesquisa começou há 35 anos, quando o médico Bernard Moss, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, reparou que alguns vírus (como o da varíola) protegiam sempre as duas mesmas partes de seu RNA com o que denominou 'capas'.
O RNA é um código, produzido a partir do DNA, que comanda a produção das proteínas de um organismo. O estudo liderado pelo PhD Michael S. Diamond inseriu em ratos uma versão mutante do vírus do oeste do Nilo, incapaz de incorporar a segunda capa a seu RNA. Mesmo depois de longa observação, os ratos não tinham sido infectados. Em seguida, os cientistas injetaram o mesmo vírus em ratos impossibilitados de absorver a proteína interferon, que tem um papel muito importante na reação defensiva do organismo. Nesse caso, os ratos ficaram doentes, sugerindo que essa proteína protege as células de vírus. “Agora que sabemos para que servem essas capas, talvez consigamos desenvolver inibidores que impeçam os vírus de 'encapar' o seu RNA”, explica Diamond. Informações da Veja.

BRASíLIA: MORRE A MãE DE ERENICE GUERRA

Raimunda Carvalho, mãe da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, morreu na manhã desta quinta-feira (18), em Brasília. Aos 81 anos, ela sofria de problemas cardíacos e se recuperava de uma cirurgia no coração. Dona Raimunda estava internada e sofreu uma parada cardíaca na noite desta quarta-feira (17) por volta das 22h. O advogado de Erenice, Mário Oliveira Filho, disse que ela está “arrasada”. A ex-ministra acompanhou todo o velório, que ocorreu na capela do cemitério de Taguatinga, região administrativa de Brasília. Segundo a administração do cemitério, a corpo de Raimunda Carvalho foi sepultado às 17h30. Informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário