terça-feira, 27 de abril de 2010

ENTREVISTA: DENGUE EM OUROLÂNDIA

Diante dos boatos surgidos em meio a população de Ourolândia sobre possível epidemia de Dengue no município, estamos trazendo uma entrevista esclarecedora com o coordenador de Saúde, Allex Macêdo, falando sobre tudo que circunda sobre esse assunto polêmico e preocupante.
Acompanhe conosco:
Blog - Boatos já dão conta que existe uma epidemia de dengue na cidade de Ourolândia. Até que ponto isso é verdade?
Allex -
Os casos de suspeita de dengue em nosso município têm aumentado nas últimas semanas; estamos aguardando exames confirmatórios dos casos pelo LACEN –laboratório de referência do Estado. A partir do momento que tivermos estes resultados concentrados como positivos, se caracterizaria uma epidemia o que não é o caso no momento.

Blog - É verdade que o bairro da Barragem é atualmente onde existe o maior número de pessoas afetadas?
Allex -
Realmente, o bairro Barragem concentra boa parte dos últimos casos suspeitos de dengue. Ainda não temos resultados de casos confirmados recentemente naquela área. Do total de cerca de 84 notificações deste ano, 46 são moradores da Sede e 24 de Barragem.

Blog - A Senhora moradora do mesmo bairro que faleceu na semana passada, foi vítima de dengue hemorrágica?
Allex -
A moradora deu entrada na Unidade de Retaguarda com sinais e sintomas de dengue. Foi avaliada e medicada pelo médico de plantão, sendo transferida para um hospital de Jacobina e horas depois para o hospital de referência, Couto Maia, em Salvador. Tratava-se de uma paciente já debilitada por outras patologias. Estamos aguardando resultado de teste sorológico indicativo de dengue realizado pelo LACEN. Enquanto isso estamos em contato direto com o laboratório e a DIVEP para esclarecimento do resultado. “Segundo o atestado de óbito a causa da morte da paciente foi A SOMA DE QUATRO PATOLOGIAS (DOENÇAS) E NÃO A DENGUE HEMORRÁGICA.”
Blog - Em quais outras áreas da cidade o quadro é preocupante?
Allex -
De todos os 84 casos notificados em 2010 a maior concentração foi: na sede 46; Barragem 24; região de Casa Nova sete casos; Lagoa do 33 seis e cinco nas demais localidades.
Blog - É verdade que alguns pacientes foram transferidos para a capital do Estado com suspeita de dengue hemorrágica?
Allex -
Ocorreram sim transferências de pacientes graves. A transferência de pacientes graves pela Unidade de Referência é uma cautela adotada pelos profissionais da Saúde a partir do momento que sentem que a assistência prestada na atenção básica não é mais suficiente ao cuidado integral ao paciente.

Blog - Que providências a população deve tomar diante desse quadro?
Allex - As providências são as de praxe: cuidar da cobertura de qualquer recipiente com água parada seja no interior das casas como nos quintais; abrir suas residências para visita dos agentes de endemias em toda a casa; adotar as orientações passadas pelos agentes nas visitas e pelas equipes de saúde nas palestras e através da distribuição de folhetos; criar a consciência coletiva “tomando conta” de toda a vizinhança no cuidado à dengue.

Blog - Quais as medidas que a Secretaria de Saúde do Município está tomando?
Allex -
A Secretaria de Saúde, as Coordenações de Atenção Básica, Epidemiológica, Sanitária e Farmacêutica não têm medido esforços para o controle da dengue no município. Desde 2009 estabelecemos um plano de contingência de combate e controle da dengue através de condutas no trato com os pacientes (como hidratação e monitoramento laboratorial realizado). Realizamos também capacitação dos profissionais da Saúde e o 1º Seminário Municipal de Controle e Combate da Dengue envolvendo a comunidade no evento.
O trabalho dos Agentes de Endemias vem sendo realizado em todas as localidades. O que tem dificultado é o grande número de imóveis fechados e a falta de colaboração de alguns moradores que não cuidam dos seus terrenos expondo criadouros do mosquito. Outro fator que tem causado impacto negativo é a diminuição do fornecimento do pó de combate a dengue que é colocado na água enviado pela 16ª DIRES, o que tem comprometido o trabalho de campo dos agentes, entretanto apesar de todas estas dificuldades estamos pensando e aplicando novas estratégias para manter o controle sobre o mosquito.
Estaremos no bairro de Barragem nesta próxima quarta-feira dia 28 pela manhã num encontro com a comunidade esclarecendo dúvidas sobre a dengue, combate e tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário