sexta-feira, 15 de outubro de 2010

HOMENAGEM AOS PROFESSORES - CARLA CINARA LUZ

Aos mestres com carinho...
É chegado mais um dia dos professores e nesta ocasião, refletindo acerca da realidade, é nítido que assim como outros setores, a Educação tem sobrevivido a pão e água nos últimos tempos.
No resultado mais recente do Ideb, muitas escolas alcançaram nota acima das estabelecidas como meta pelo MEC, entretanto nenhuma alcançou a média 6.0 que representaria o mínimo ideal.
São tantos alunos violentos ou que desacatam professores! Tantos que se desinteressam pelas aulas à muito giz e papel regrado! Coitados dos poucos ainda desejosos de uma aprendizagem de qualidade... E por esses todos lá se vai a saliva do professor que já anda quase sem voz!
O que está havendo?
A verdade é que muitos são os fatores que resultam na educação deficiente em nosso País!
Há professores mal capacitados, outros insatisfeitos com a profissão. Mas vale lembrar que há muitos cheios de vontade de ver o ensino avançar, embora lhes falte a "vitamina".
Os alunos são carentes de estímulos. Sem falar do descaso destes por saberem que ao final do ano letivo o "jeitinho brasileiro" os aprovarão mesmo que seu desempenho e seu professor os reprovem. E se comportam de modo a reproduzir o convívio doméstico de desrespeito, violência, pouco caso ou abandono.
Não é novidade que os valores vêm se perdendo nas famílias e por consequência nos diversos âmbitos sociais.
Em meio a tudo isso o professor merece ser considerado herói, nem que seja simplesmente por sobreviver às intempéries do seu exercício. Não sei é se eles merecem ser enganados...
São tantas promessas não cumpridas! Posso dizer que não me encaixo no grupo dos desiludidos, afinal nunca acreditei que a transformação viria numa bondade tão mal mascarada, plotada em carros e pintada em prédios, gerenciando um sistema que não prioriza professores e alunos como peças fundamentais para a efetivação de uma educação de qualidade e para a real transformação do nosso povo e do lugar onde vivemos.
Resta apenas termos consciência do nosso papel humano e social e continuarmos a luta, pois enquanto os grandes brigam por poder, nós, os gigantes, seguimos sempre em frente!
PARABÉNS, COLEGAS!!!

Carla Cinara da Silva Luz
Publicado no www.aquitemeducação.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário