sábado, 26 de fevereiro de 2011

OUROLÂNDIA: Secretaria de Saúde esclarece sobre Samu 192

O Samu 192 é o serviço de atendimento à urgência, regulamentado pela Portaria n. 1864/GM, 29 de setembro de 2003, que institui o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências, em municípios e regiões de todo o território brasileiro.
Em princípio o Projeto de Samu Regional é composto por 19 municípios, uma rede de atenção integral às urgências da microrregião de Jacobina, que, como cidade pólo macrorregional, por portaria, deveria sediar a Central de Regulação do referido serviço.
Em várias reuniões do Colegiado de Gestão Microrregional dos Secretários de Saúde (CGMSS), discutiu-se a relevância deste serviço para a região e a necessidade de implantação urgente da Central de Regulação uma vez que o Ministério da Saúde já havia liberado recurso para a sua construção, o fato é que o município de Jacobina não demonstrou interesse, mas ambulâncias ainda assim, foram entregues aos municípios em conformidade com o Projeto inicial, discutido diversas vezes em reunião com os secretários de Saúde e como acredito no SUS, faz-se necessário informar a população que as ambulâncias 192 vindas do Ministério da Saúde ainda não poderão servir aos munícipes, uma vez que, sem central de regulação para operacionalizar este serviço, não há como habilitar as ambulâncias e treinar a equipe que fará o atendimento especializado.
Em face disso, na última reunião, ocorrida em 22 de janeiro último, na sede da 16ª Dires em Jacobina, o colegiado decidiu através de resolução, que o município de Morro do Chapéu sediará a central de regulação, sendo solicitado ao município de Jacobina a devolução do recurso ao Ministério da Saúde para posterior repasse ao município de Morro do Chapéu, que ficará responsável pela implantação da Central de Regulação.
Estamos imensamente felizes pela conquista e chegada da ambulância do Samu 192 ao município de Ourolândia. Compartilhamos nossa alegria com toda a comunidade, porém ainda não há previsão para o funcionamento do serviço.
Ourolândia, 26 de fevereiro de 2011.
Josicléa Rebouças, secretária municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário