segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nossa homenagem à gente boa e humilde de Ourolândia

Zivaldo Soares de Melo, o popular 'Peruquinha' - Diz saber 18 profissões
Vamos inaugurar essa série falando da figura excêntrica de Zivaldo Soares de Melo, 56 anos, popular “Peruquinha” natural de Serra Talhada, Pernambuco.
Descobrimos que ele veio com os pais residir em Ourolândia, ainda nos anos 70, com 18 anos, onde, pelo seu jeito irreverente e modo falastrão de ser, tornou-se uma das figuras folclóricas da cidade.
Sabe aquela pessoa que não incomoda e todo mundo gosta? (inclusive eu). Pois é! Peruquinha é assim.
Em 1986 trabalhou na Auto Mecânica Jacofiat, na cidade de Jacobina, onde aprendeu a profissão de mecânico.
Pela condição econômica dos pais, não galgou melhor escolaridade, mas, em sua simplicidade deixa claro uma capacidade intelectual incrível travada pela falta do conhecimento científico. Falando um português bastante limitado garante que sabe executar funções de 18 profissões e atualmente exerce 10 delas: mecânico; lanterneiro; pintor; taxista; borracheiro; pedreiro; torneiro; fotografo; cinegrafista, ourives e detetive, “’Sor’ ‘tamém’ ‘investigardor’ e garimpeiro trabalhei muito com ouro e ainda fabrico tudo para o homem do campo, ‘oba’ prima inédita”, diz ele referindo-se a engenhoca de sua fabricação, uma bicicleta que ele garante servir como capinadeira para o homem do campo (vídeo).
Peruquinha, utilizando-se dos conhecimentos da mecânica, consegue manter em condições de uso, um Fiat 147, ano de fabricação 1982, e é com ele que se desloca exibindo sua enorme filmadora e registrando toda ocorrência micro-regional, inclusive tem contribuído bastante com este trabalho.
A excentricidade de Zivaldo parece ser coisa de genética, pois o pai dele, morador do povoado de Tabua no município de Várzea Nova, garante que é primo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Aprendi a gostar de você, meu amigo Peruquinha!
José Carlos Benigno, o editor.
VEJA O VÍDEO DA CAPINADEIRA FABRICADA POR ZIVALDO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário