terça-feira, 1 de dezembro de 2009

LAGOA DO 33

Nossa homenagem à sua gente com um pouco da sua história...

Antes de se tornar povoado, lá pelos idos de 1955, o hoje próspero Distrito de Lagoa do 33, no mapa de Jacobina, era apenas uma fazenda que se chamava “Serra Batista” alí morava o Sr João Ferreira que cotidianamente saía montado em jegue com quatro corotes para buscar água no povoado do Jacaré distante cerca de 30 km de sua fazenda. Certa feita foi à caça de uns caititus com seu cachorro que, ao acuar os animais, adentrou o mato e não mais retornou. Naquele dia Ferreira voltou para casa triste, pois havia deixado na mata o seu fiel amigo. Quando a noite caiu, para a alegria de João Ferreira, o cachorro retornou e trouxe nas patas marcas de lama. Como até então ele não sabia da existência de água nos arredores, no outro dia, resolveu investigar onde o cachorro havia encontrado aquela lama. Seguiu as pegadas deixados pelo cão e foi abrindo caminho até encontrar uma grande lagoa. João voltou muito alegre por ter descoberto água tão perto de sua casa. Naquela mesma noite eis que chega um boiadeiro com trinta e três cabeças de gado e pediu-lhe hospedagem e arrancho para o gado na fazenda. No pasto havia muitos pés de angico. João e o boiadeiro, não sabendo que a folha daquela árvore quando quebrada torna-se tóxica, passaram a cortá-la com o facão dando à boiada e em seguida levaram o gado até a lagoa para que matasse a sede. Ainda na lagoa morreram as trinta e três cabeças de gado. João Ferreira testemunhando toda cena disse: “A partir de hoje este lugar vai se chamar Lagoa do 33”. O fato sobre a morte do gado e a descoberta da lagoa se espalhou e começou então o povoamento dos primeiros habitantes, Celino Barbosa e Pedro Oliveira oriundos da Comunidade de Gruna foram abrindo variantes com facão e começaram a criar cabras em terreno verdadeiro.

Um dos primeiros moradores - Celino Barbosa

Primeiros moradores - Família Oliveira
.
Aos poucos diversas outras famílias também foram chegando formando um pequeno povoado. Apesar da Lagoa, naquele lugar havia muita escassez de água, então os representantes Alvino Oliveira, Celino Barbosa e Hildelbrando Gualberto, conseguiram no dia 16 de novembro de 1968, junto ao governo estadual, perfurar o primeiro poço artesiano do povoado de Lagoa 33, e comemoraram realizando uma grande festa.

16/11/1968 - Água jorra de um poço artesiano pela primeira vez em Lagoa do 33

Comemoração pela perfuração do primeiro poço artesiano
.
A primeira Igreja evangélica foi a Assembléia de Deus, fundada pelo Sr. João Gomes Ferreira. Em seguida a Igreja Católica fundada pelo padre Alfredo de Jacobina.
A comunidade desde os primórdios da sua história se desenvolveu bastante. Atualmente dispõe de várias denominações evangélicas, supermercados, açougues, padarias, restaurantes, bares, clubes, associações comunitárias, escolas, feira livre, Unidade de Saúde da Família, Delegacia e infocentros.

Comunidade e lideranças discutem a elevação de povoado a Distrito
.
Em 22 de dezembro de 2007, o Sr. Alderaci Ferreira (Derinho) juntamente com o Senhor Neitom Oliveira, empresários e lideranças políticas convocaram uma primeira reunião com os moradores para discutirem a elevação do povoado à categoria de Distrito.
Antonio Araújo em seu segundo mandato sancionou a Lei nº 132 de 03 de abril de 2008 que cria o Distrito de Lagoa 33
.
Já em 10 de Março de 2008, ocorreu a segunda reunião onde o Prefeito Antonio Araújo em seu segundo mandato apoiou a proposta e criou o projeto de Lei encaminhando à Câmara de Vereadores para aprovação legislativa na presidência do Senhor Lialdino Barbosa para a realização de um sonho que começara em 1989. O projeto foi aprovado por oito votos contra um. Araújo sancionou a lei nº 132 de 03 de abril de 2008 que criava o Distrito de Lagoa 33. Era apenas uma das tantas conquistas que virão e que merecem os lagoenses.
Edição e texto de José Carlos Benigno
Reportagem de Alderaci da Silva Ferreira (Derinho)
Fotos de Maria da Penha Pereira
Colaboradores: Juveno e Maria de Vino

Nenhum comentário:

Postar um comentário