terça-feira, 6 de setembro de 2011

Opinião

Por Luiz Brasileiro

José Dirceu em entrevista recente à Record News afirmou que este sistema político que temos aí cairá nas ruas por protesto popular.
Acredito que esta é uma profecia que se cumprirá, não só porque existem pessoas indignadas com os malfeitos de membros da classe política, mas porque o PIG intenta golpear a democracia desacreditando o sistema representativo ao invés de propor a reforma política do atual sistema. O ambiente político é de luta pelo poder, é competitivo ao extremo e com a autonomia financeira dos Municípios depois da Constituição de 1988 esta luta passou a ter como butim um cofre abarrotado de dinheiro. Com um Judiciário ineficaz e cúmplice o afanamento é generalizado, fato que termina por via oblíqua sendo apropriado pelos adversários da democracia que buscam provocar a histeria e desmoralizar todo o sistema eleitoral. Vamos tomar como exemplo o Estado da Bahia que tem 417 Municípios: qual deles não tem nas prefeituras uma ou mais quadrilhas afanando? Tenho informações seguras de quem conhece todos eles e afirmo que muito poucos não estão sendo esbulhados. Sempre foi assim e a direita nunca se incomodou; até a eleição do atual governador quase 400 Municípios tinham prefeitos que estavam rentes com o falecido capo de tuti capi. Instituições democráticas são por natureza frágeis. Se o cidadão não souber defendê-las acabará atentando contra sua própria liberdade ao pulverizá-las.
A direita sabe disto e o PIG trabalha diuturnamente tentando vincular democracia com roubalheira - de quebra destruindo pelos meios de comunicação alguns de seus inimigos tradicionais -, já trazendo embutida em sua mentirosa campanha pela moralidade pública a supressão das liberdades democráticas. À esquerda são apresentadas soluções sob o nome de reforma política-eleitoral, que destaco alguns pontos: voto em lista; financiamento público de campanha.
Se somente isto resolve o problema e se chegará antes do desastre só o tempo dirá. Resta uma certeza, com um inimigo poderoso a emprenhar a mente de milhões que não separam alhos de bugalhos algum episódio irracional e típico da histeria das multidões advirá. 

De: Luiz Brasileiro E-mail: luizbrasileiro2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário