quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Artigo: Tragédia anunciada

Por varias vezes, ao dirigir de volta de minhas viagens, para Ourolandia, fui ultrapassado pela nossa ambulância. Certa vez, em companhia de Sorlando, meu sócio. Imprimimos ao carro em que estávamos uma velocidade que nos permitisse ultrapassar aquele veiculo, apenas para vê-lo transformado em um pequeno ponto de luz e sumir no horizonte. Comentei que não havia razão para aquela pressa, que aquela forma temerária de conduzir uma veiculo colocava em risco, tanto e condutor e as pessoas que com ele estavam no carro, bem como outros veículos e pessoas com quem ele cruzasse durante a viagem. Em um programa de radio citei o fato e
pedi providencias ao gestor de então. Me preocupava o estado de conservação do veiculo, pois fui testemunha da condição lastimável em que se encontrava um que foi utilizado para transportar um funcionário nosso, que sofrera um acidente. Ainda que em perfeito estado de conservação, existem regras legais determinando a maneira correta de dirigir. Todo condutor de veículos assume os riscos inerentes a sua atividade. E preciso que esteja no total domínio de sua condição física, de modo a proceder com o máximo de cuidado e segurança.
Talvez nunca venhamos a saber o que de fato causou esta tragédia, e tentar agora encontrar culpados, se e que existem, passa a ser uma tarefa da policia técnica e da justiça. De todo modo não da para deixar de refletir sobre a possibilidade de se tentar evitar essas tragédias. Acidentes não acontecem por acaso. Não sao obra do destino, não sao falta de sorte. Na maioria absoluta das vezes, sao o resultado de uma sucessão de erros e imprudências perfeitamente evitáveis. Tem quem acredite que todos temos dia e hora marcados para o fim de nossas vidas. Não pode ser verdade. Fosse assim não se justificaria cultivarmos a prudência. Acidentes podem acontecer, mas em sua grande maioria podem e devem ser evitados. O valor imensurável de uma única vida justificaria todos os investimentos na preservação da integridade das pessoas. Não e possível avaliar o tamanho da dor de quem perde seus entes queridos de modo tão trágico. Não existe solidariedade ou pranto que conforte. O que resta a pais, irmãos e amigos e uma horrível sensação de impotência e de revolta, que marca a alma dos que ficam com cicatrizes permanentes, com um vazio que ninguém pode medir. Desejo de coração que os familiares encontrem na sua forma de crer a forca de que irão precisar nesse momento difícil de suas vidas. Sinto no meu íntimo uma tristeza que me abate. Todos os dias a repetição dessas tragédias veiculadas pela imprensa ainda não foi capaz de mudar o quadro. Continuamos sendo o pais campeão mundial de mortes no trânsito. Ate quando? Nos últimos dez anos, mais de quinhentos mil brasileiros perderam suas vidas em decorrência desse recorde indesejável. De quantas mortes ainda precisaremos para reduzir os números dessa estatística vergonhosa? Ou nos educamos para uma convivência civilizado e respeitosa no trânsito, ou continuaremos indefinidamente a ser apenas numeros, sem vida, sem valor, sem nada. No máximo, e apenas para os que amamos e que nos amam, seremos dor e saudade.
Mucio Azevedo.

4 comentários:

  1. Pelo amor de Deus, mesmo que vc nao acredite nele, mais sencacionalimo nessa horas, nao,ne sºMUCIO.POUPE NOS DESTA HIPOCRESIA FALSA QUE O SENHOR PREGA E IRRITANTA.

    ResponderExcluir
  2. Execente artigo
    Gostaria de saber qual sua proposta de resolução de um problema que como foi sitado é um problema nacional, sei que tragedias acontecem, foram-se vidas , mais a intensão era de salvar, essas pessoas estavam indo atras de saúde. O que o senhor sugere?
    Que a prefeitura para de enviar pessoas? Acho que a solução seria uma critica construtiva do tipo:
    Fazer educação de transito, capacitação dos motoristas, educação em saúde o senhor não concorda?
    Mais poderiamos falar de dados que acontecem em Ourolandia do tipo, temos varios acidentes de trabalho inclusive em sua empressa, funcionarios que trabalham sem Equipamento de proteção Individual e o senhor FAZ CAPACIPAÇÃO, FAZ INVESTIMENTO EM SAÚDE DO TRABALHO.
    Muito facil escrever gerar ciriticas, falar de politica porque sua intensão foi mais uma vez um jogo politico não foi ajudar o povo de Ourolandia, porque se fosse assim comacaria pela sua propria empressa.
    Segundo coisa o senhor como representante politico, que tem boa fala, boa escrita, foi aos velorios presta sua solidariedade as vitimas? Por que na hora do velorio no povoado do alagadiço vereadores estavam na camara em vez de estarem com o espirito de humanidade, solidariedade e de luto por essas vidas estavam lá discutindo mais um jogada pela politica suja de Ourolandia.
    Escreva varios artigos pois o senhor é muito inteligente mais pense em um bem maior, em ajudar e não envolver politica em tudo quando o senhor é o primero a não fazer a sua parte.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. ACHO QUE PELO FATO DE ARRISCAR MINHA VIDA AO LADO DESSES HEROIS ( MOTORISTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE OUROLANDIA )PARA SALVA OUTRAS VIDAS,MIM SINTO NA OBRIGACAO DE DEIXAR MINHA TRISTEZA AO LE SEU ARTIGO,POIS MUITAS DAS VEZES QUE A AMBULANCIA PASSA EM ALTA VELOCIDADE E PARA SALVA UMA OU MAIS VIDAS QUE NESTE VEICULO SE ENCONTRAR.
    CONCORDO COM O SENHOR QUANDO DIZ QUE ALGUNS DELES ESTAO EM MA CONSERVACAO,SIM MAS MIM DIGA DE QUEM E A CULPA?????????
    O SENHOR JA OBSERVOU QUANTOS VEICULOS NOVOS NOSSO MUNICIPIO RECEBEU MAS POR OUTRO LADO QUANTAS VIAGEM JA VORAM FEITAS POR ELES,RESERVI UM POUCO DO SEU TEMPO E PASSE NA UNIDADE DE RETAGUARDA DESTE MUNICIPIO E VEJA NOS LIVROS OS REGRISTOS DE INUMERAS VIAGEM QUE SAO FEITA AO LONGO DE UM ANO,UM MES OU PORQUE NAO DIZER DE UM DIA.
    AO ACIDENTE DO SEU FUNCIONARIO POR IRONIA EU ESTAVA PRESENTE,E FUI JUNTO COM UM DESSES HEROI ARISCANDO A MINHA VIDA,E LA ESTIVEMOS PRESENTE ATE O MOMENTO DE SUA TRANSFERENCIA,E SE HOJE ELE ESTAR VIVO AGRADECA A DEUS E TAMBEM EM ESPECIAL AQUELE HEROI QUE ARISCOU SUA VIDA INDO EM ALTA VELOCIDADE.
    APROVEITO ESSES ESPACO PARA DEIXAR MEUS ABRACO E DIZER QUE TENHO MUITO ORGULHO DE TRABALHAR AO LADO DE VOCES MOTORISTA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE OUROLANDIA(VERDADEIROS HEROIS) E QUE JUNTOS CONTINUAREMOS COM NOSSA MISSAO.
    INACIO
    ONDE VOCE TIVER SABIA QUE AQUI ENTRE NOS TU FOI UM HEROI.
    TANIA MARCIA

    ResponderExcluir
  4. Os vereadores foram uma grande decepção, nem colocaram uma faixa preta, não fecharam a camara tavam la na hora dos velorios isso sim é um grande absurdo.

    ResponderExcluir