terça-feira, 17 de maio de 2011

JMC recebe certificações do Código Internacional de Cianeto e OHSAS 18001

A Jacobina Mineração e Comércio (JMC), empresa da Yamana, comemora a conquista de mais duas certificações atestando a seriedade e o compromisso da unidade em sua gestão relacionada ao meio ambiente, saúde e segurança.
A aprovação da OHSAS 18001 veio em abril e, em maio, foi anunciada a obtenção da certificação Full Compliance do Código Internacional de Cianeto.
“Agora temos três certificações: as duas recentes e a ISO 14001, referente às normas ambientais. Com relação à certificação do cianeto, atendemos a todos os procedimentos e normas, desde a aquisição do produto até o manuseio, e a idéia é mantê-la e continuar realizando auditorias anualmente, para já estarmos preparados novamente daqui a três anos, quando nova avaliação é feita”, afirma Luiz Fregadolli, gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Comunidades da JMC.
Para a certificação da OHSAS 18001, a empresa passou por duas auditorias, em janeiro e abril deste ano, e no último dia 27 de abril foi confirmada a recomendação do chamado Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho, criado pela Occupational Health and Safety Assessment Services. A norma garante a segurança e saúde do trabalhador de forma mais eficaz, reduzindo os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, além de promover o bem-estar dos colaboradores.
Já a certificação do Código Internacional de Cianeto, confirmada no dia 2 de maio pelo International Cyanide Management Institute (ICMI), garante o gerenciamento seguro da substância em todas as suas fases, desde o transporte até seu descarte. O conjunto de normas inclui requisitos relativos a garantias financeiras, prevenção de acidentes, respostas a emergências, treinamentos, relatórios públicos, participação de acionistas e verificações de procedimentos, todos conferidos nas auditorias em visitas de técnicos certificados.
Substância orgânica de estrutura simples, o cianeto é utilizado na mineração, durante a extração do ouro no processo de lixiviação. Sua aplicação ocorre quando a concentração do ouro dentro do mineral é baixa, não tornando possível extraí-lo mediante processos físicos simples como a trituração ou a separação por gravidade.
Fonte: www.anoticiananet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário