quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010: Urnas eletrônicas da Bahia serão lacradas a partir desta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira, 23, a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2010 em Salvador. Na capital baiana, até 29 de setembro, sempre a partir das 8h, membros de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público (MP) poderão acompanhar o processo de carga e lacração das urnas.
Os procedimentos, que se estenden até o dia 1º de outubro, começam no primeiro dia pelas urnas das seções que integram da 16ª à 20ª Zona Eleitoral. Todo o processo será realizado no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Porto Seco Pirajá, nº 7.204, KM 9 da BR-324.
No interior do Estado, os procedimentos se iniciam já nesta quarta-feira, 22, e vão também até 1º de outubro, mas os locais e horários em que os procedimentos serão feitos variam de acordo com cronograma estipulado nas zonas eleitorais de cada cidade. Os cronogramas tanto para a capital quanto para o interior estão disponíveis no portal do TRE-BA na internet.
Procedimentos - A carga consiste na instalação nas urnas dos programas necessários à votação. Cada equipamento recebe os dados de todos os candidatos, dos eleitores da seção para onde será enviado, além do software de justificativa de ausência.
Em seguida, há uma conferência por amostragem em até 3% das urnas eletrônicas, quantidade que é escolhida aleatoriamente. Nesse processo, também é feita a verificação da assinatura digital, técnica que busca aferir se o programa de computador não foi modificado de forma intencional ou não perdeu suas características originais por falha na gravação ou leitura.
Após as verificações, as urnas conferidas recebem nova carga e os dispositivos de acesso são lacrados. Dispondo de um relógio interno, as urnas foram programadas para serem ligadas somente às 7h do dia das eleições, 03 de outubro. O desligamento, por sua vez, só poderá ser feito a partir das 17h do mesmo dia. Se houver tentativa de ligar as urnas antes do previsto, o mecanismo registra a ação.
Serão utilizadas 35.677 urnas no Estado da Bahia.


Prazo para tirar segunda via do título de eleitor termina quinta-feira

Quem ainda não fez a segunda via do título de eleitor tem até a próxima quinta-feira, 23, para solicitar o documento. Os interessados podem comparecer a uma das unidades do SAC ou procurar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), munidos de carteira de identidade original e uma cópia. O serviço é gratuito. As unidades do SAC em Cajazeiras, Iguatemi, Comércio, Periperi e Barra somente atendem mediante agendamento. O número é 0800-0715353. Para garantir a vaga na unidade desejada, é recomendável ligar com antecedência.
O TRE oferece o serviço na Central de Atendimento ao Público, na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que fica na Avenida Paralela. O atendimento acontece até quinta-feira, das 8h às 13 horas, e é realizado por ordem de chegada. Ao contrário das eleições anteriores, só será possível votar no pleito deste ano com a apresentação do título e de outro documento com foto - carteira de identidade, identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira de motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário