quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CIDA SANTOS, ARTISTA PLÁSTICA, GANHA ESPAÇO INTERNACIONAL

Alguns dos trabalhos de Cida Santos

Aparecida Santos, 29 anos, natural do povoado de Baraúnas na cidade de Picuí-PB, formada em Biologia pela FTC, pós graduada em Educação Ambiental pelo IBPEX, residiu em Várzea Nova, onde chegou no ano de 1985 aos cinco anos de idade.
Filha do saudoso mecânico Antonio Vitorino do Santos e Maria da Guia Gomes dos Santos. Hoje reside também em Ourolândia onde é concursada da Prefeitura como professora de Biologia desde 2005, atualmente remanejada como orientadora de Arte e Educadora Ambiental servindo no Centro de Referência da Assistência Social daquela cidade.
Cida desde muito cedo se apaixonou pela arte da pintura em telas e hoje seus trabalhos fazem tanto sucesso que já acumula experiência internacional com duas exposições na Europa (uma na França na cidade de Aneci Alac e outra em Genebra na Suiça), onde foi em agosto de 2009 a convite de uma amiga. Além disso, já são mais de 200 quadros pintados e vendidos para diversas cidades do Brasil.
Ela fala orgulhosa do que considera seu maior alcance: terá algumas das suas pinturas publicadas no livro Cristal de Talentos, de autoria da artista plástica e organizadora de grandes eventos em nível nacional Adalgisa Cuan, que reúne trabalhos de diversos artistas renomados de todo Brasil e será lançado na Bienal 2010, em São Paulo, de 15 a 25 de agosto deste ano com a presença de diversos artistas de renome nacional e internacional com participação e organização da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Cida se fará presente.
A artista plástica confessa que sempre gostou da natureza e de desenhar. O estudo da educação ambiental favoreceu às duas paixões e objetiva sempre nos seus trabalhos induzir as pessoas a uma reflexão ambiental.
“Embora meus trabalhos estejam sempre com a uma mensagem camuflada busco confundir a apresentação das imagens do homem com a natureza ficando o ser humano sempre de forma incompleta para mostrar um pouco do vazio que habita em cada um de nós”, explicou.
Os primeiros trabalhos foram feitos em madeira e pintava paisagens, daí começou a vender quadros para Salvador e outras cidades da Bahia.
As primeiras exposições da carreira aconteceram em Jacobina, em 2004, no Centro Cultural e depois na Acija com quadros de uma temática nordestina, na sequência foram tantas que ele nem recorda de todas.
Ela conta que Adalgisa Cuan, que além de artista plástica é também comendadora e empresária, reside em São Paulo e viu os quadros na internet no blog www.arteapar.blogspot.com da própria Cida, mandou um email e sugeriu a publicação dos trabalhos no livro dela. Segundo Cida, na opinião da empresária sua arte é diferente de todas que ela já expôs e publicou pelo Brasil, por isso resolveu abrir espaço no livro para a arte de Cida.
“É mais um sonho realizado, a minha maior conquista até aqui. Sinto-me lisonjeada poder ficar em meio a tantos artistas sendo mostrada para todo Brasil. Sei que a partir daí meus quadros passaram a ser mais conhecidos nacional e internacionalmente e outras oportunidades surgirão”, apostou.
Ela lamentou o fato de este ano ter recebido um convite para expor em Miami nos EUA, mas infelizmente não pode ir por falta de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário