terça-feira, 21 de julho de 2009

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA CRIA O PROGRAMA “EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA”

Produtores de outras cidades cultivam plantações de cebola e tomate irrigadas em terras alugadas no vale do Rio Veredas em Ourolândia gerando alta produção e muitos empregos provando que é possível produzir no Sertão
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De acordo com levantamentos feitos pela Secretaria de Educação do Município de Ourolândia muitos homens tidos como fazendeiros na região, desestimulados pelo insucesso em suas atividades econômicas no campo, estão abandonando suas atividades no meio rural e buscando empregos na Prefeitura por não acreditar mais nas atividades agrícolas.
Em virtude disso a Prefeitura de Ourolândia, através da Diretoria de Educação Complementar e Secretaria de Administração, está implantando no Município o programa “Educação Empreendedora” que tem como principal objetivo treinar e estimular jovens a observar, analisar e criar boas oportunidades produtivas a partir das possibilidades locais e regionais contribuindo para que os mesmos executem um projeto empreendedor de forma segura e consciente a partir das vertentes econômicas locais.
Procurado para falar sobre o assunto o prefeito Antonio Araújo explica que “aqui existe muita terra e pouca produção devido a falta de conhecimento e por isso queremos ensinar maneiras técnicas, sobretudo aos jovens, para que explorem as atividades econômicas de forma científica. A maioria dos nossos jovens perdeu a crença no capacidade de produção do meio rural em virtude do insucesso dos pais e isso me preocupa. Os arranjos produtivos locais são ricos e o Programa vem focando uma visão real da riqueza que é possível vislumbrar através do empreendedorismo rural contemporâneo aliado ao conhecimento científico e a utilização das ferramentas corretas”, contou.
Geovana Silva que é a coordenadora pedagógica do programa também vê uma geração de incrédulos descendentes da atividade agrícola em Ourolândia e atribui isso a falta do conhecimento que fez com que o homem do campo sucumbisse em função dos erros técnicos cometidos durante as atividades de sobrevivência no campo.
Ela explica que na primeira fase o Programa oferece aos alunos uma proposta pedagógica composta de módulos envolvendo conhecimentos sobre Sociologia; Contextualização Geográfica; Noções de Administração e Empreendedorismo. Em outra etapa o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - será parceiro e assumirá o conteúdo programático do Projeto.

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