sábado, 15 de janeiro de 2011

JACOBINA: morre o popular 'Fecha Beco', o fundador do grupo 'Os Cão'

Um dos tantos personagens criados por "Fecha Beco" com o corpo pintado de preto: alegria e folclore antes da tradicional Micareta de Jacobina
Valdemar Pereira Conceição, o "Fecha Beco", o fundadores dos cãos, faleceu na madrugada desta sexta-feira, 14. Ele morava no Abrigo dos Velhos, à Rua da Fraternidade, no centro de Jacobina, e foi sepultado às 14h do mesmo dia.
Os Cão/Cidade do Ouro
Valdemar Pereira da Conceição, o popular 'Fecha Beco' ao chegar em Jacobina vindo de Cruz das Almas, recôncavo Baiano em meados dos anos 40, criou o Bloco Carnavalesco "Os Cão".
Hoje o Grupo “Os Cão” faz parte da nossa cultura e é presença marcante na Micareta de Jacobina tendo se apresentado também de eventos em Salvador. Adenor Gondim da revista FFW Mag! Fotografou e fez uma bela matéria com os título “Carnaval dos Diabos! Conheça o Bloco Os Cão de Jacobina” lançado no Brasil e no exterior.
O grupo é uma manifestação única no mundo e que teve início em Jacobina por volta da década de 20. "O grupo era forma de protesto ao fim do Carnaval e início da Quaresma, quando as festas eram proibidas pelos católicos durante esse período". O grupo cultural estava desaparecendo, quando a Coordenação de Cultura de Jacobina resgatou a manifestação e realizou diversas apresentações em eventos da cidade. A apresentação do grupo é de uma criatividade única.
São cerca de 40 homens que se pintam de preto com uma mistura feita à base de óleo comestível e tinta xadrez, batom vermelho, chifres e dentes artificiais. Existe ainda o anjo Gabriel, a alma e a única mulher do grupo, a Pelada, que é a mulher dos Cão. Toda uma história é contada. O anjo Gabriel vem salvar a alma, que está sendo assediada pelos Cão (que simbolizam a tentação do Carnaval) e uma batalha é travada de maneira muito divertida e animada.
(Corino Urgente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário