sábado, 20 de março de 2010

Valdir do Bode é assassinado a tiros em praça pública de Várzea Nova

Valdir Araújo Gonçalves, o Valdir do Bode, foi alvejado com cinco tiros neste sábado

Dois ou quatro homens, a polícia não sabe especificar ao certo, em um veículo Fiat Strada, cor verde e placa não anotada, atiraram seis vezes contra Valdir Araújo Gonçalves,44 anos, conhecido por Valdir do Bode, quando estava conversando com amigos na Praça Zacarias Domingos de Jesus, na cidade de Várzea Nova. O fato aconteceu ao meio-dia de sábado (20) e saíram feridos Valfredo Miranda Araújo e Eliomar Silva Souza, residentes no povoado de Salinas.
Segundo informações dos moradores da comunidade de Mata do Mel, onde Valdir do Bode tem uma propriedade, há quinze dias, homens encapuzados estiveram na Igreja da comunidade, onde acontecia um ato litúrgico, a sua procura e não o encontraram.
Valdir do Bode ficou conhecido da mídia depois de preso pela polícia há mais de cinco anos, ao ser descoberta uma plantação de maconha nas fazendas de sua propriedade.
Na época a Polícia Civil apreendeu em Várzea Nova, 1,5 toneladas de maconha pronta para o consumo e erradicou 500 mil pés da erva. Os cultivos eram feitos nas fazendas Esmeralda e Varzinha, em uma área de 1000 hectares, usando recursos de irrigação. Na ação foram presas quatro pessoas, duas delas em Salvador.
A água utilizada na plantação chegava através de uma tubulação de oito quilômetros de extensão. Também era armazenada água em grandes tanques e a área de cultivo é proporcional a 50 campos de futebol. Entre a colheita e a venda, a maconha era enterrada para esconder o produto
A polícia batizou a operação de Ouro Verde e prendeu na ocasião 24 integrantes da quadrilha, apreendeu veículos e armamentos, além de um total de 1835 quilos de maconha.
A desarticulação do esquema foi conseqüência do planejamento e da continuidade das ações desencadeadas pela força-tarefa criada para combater o crime organizado, através de ações conjuntas da Polícia Civil, através do Centro de Operações Especiais (COE), com apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e em articulação com o Ministério Público e a Justiça Criminal.
Nas investigações foram usadas escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e sobrevôo das áreas suspeitas por helicóptero cedido pelo Estado.
Na época a Secretaria de Segurança Pública divulgou os nomes de Niedja Maria Lima e Souza, Rener Manoel Umbuzeiros, Gilberto da Silva Rosa, Eugênio Silva de Jesus, Luís Fernando Alves de Santana, o Lula, proprietário da Fazenda Varzinha, José Fernando Alves de Santana, dono da fazenda Esmeralda, Liziane Santos e Valdir Araújo Gonçalves.
Segundo informações do site da SSP, as investigações realizadas pela polícia, constataram que as terras onde acontecia o plantio foram compradas em 2003 por valores bem acima dos praticados pelo mercado. A Polícia Civil calculou que o prejuízo causado ao crime organizado na ocasião foi de R$ 3 milhões entre a droga apreendida, que estava cotada em R$ 400 o quilo, a infra-estrutura para o plantio e veículos para o transporte da droga. (Calila Noticias)

Um comentário:

  1. Sou vizinho dele, moro + ou - a 6 metros da casa dele, foi muito comovente para nos, somo todos amigos dele, mas não podemos fazer nada, espero que acha os assasinos, abraço a todos!!!

    ResponderExcluir