sábado, 1 de agosto de 2009

PREFEITURA PROPÕE PARCERIA COM O ESTADO PELA PERMANÊNCIA DO ENSINO MÉDIO EM ALAGADIÇO

A reunião durou duas horas e meia
.
Visando encontrar soluções para a permanência do Curso de Ensino Médio que existe na extensão da Escola Estadual de Ourolândia em Alagadiço (segundo maior povoado de Ourolândia), reuniram-se sexta-feira, 31 de julho, a noite na sede da Escola Pedro Romoaldo situada naquela comunidade, os pais e alunos do ensino médio; o secretário de Administração, José Carlos Benigno; a coordenadora municipal de Educação, Juliana Silva; o gerente de Transportes e Obras, Galter; a diretora da Escola Estadual, professora Eliana Freire; professores da rede estadual e municipal de Ourolândia e diretores daquela Unidade de Ensino.
Dentre outros problemas a professora Eliana Freire citou sobre a dificuldade do Estado em manter professores naquele rincão visto que os concursados são em sua maioria residentes em Jacobina distando cerca de 120 km.

O secretário de Administração garantiu que o prefeito Antonio Araújo, na medida do possível, não hesitará em esgotar todos os meios possíveis no sentido de estabelecer parcerias para que aquela importante Unidade Estadual de Ensino permaneça disponível aos estudantes de Alagadiço e para isso cederá até professores da rede municipal ao auxílio da carga horário de algumas matérias que foram reveladas em necessidade.
Outro problema abordado pela diretora foi exatamente o parco número de alunos que estão freqüentando o curso (cerca de 50 para os três anos). “Isso é muito pouco para que o Estado mantenha o curso em funcionamento. É preciso que no próximo ano este número cresça e esperamos contar com o interesse dos pais em matricular seus filhos no Ensino Médio de Alagadiço”, apelou Eliana.
O povoado de Alagadiço possuem em torno de 3,5 mil habitantes, dista cerca de 50 km de Ourolândia (Município ao qual pertence) e 6 km da Cidade de Umburanas. Na opinião dos pais e alunos que estiveram presentes na reunião, isso tem causado alguns problemas porque eles ficam ilhados pelos povoados que pertencem a Umburanas, inclusive diversos alunos que residem nestes povoados estudam em sua cidade de origem criando uma carência de estudantes no local.
De acordo com a opinião do professor Roni, para os nativos de Alagadiço em algumas necessidades, fica muito mais fácil recorrer ao Município de Umburanas.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar o prefeito Antonio Araújo pela iniciativa de buscar soluções para um problema na educação que sequer diz respeito a competência dele.
    Infelizmente aqui em Jacobina é completamente diferente sequer cuidam do que é da própria competência. Estamos vivendo um caos na educação com os professores sem material para trabalhar e sem merenda escolar digna para os alunos.
    Uma vergonha!
    Que esta atitude do prefeito Antonio Araujo sirva de exemplo. Vou divulgar isso...
    Forte abraço.
    Manoel Reis Oliveira

    ResponderExcluir