quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PREFEITURA REALIZARÁ AÇÕES PELA PASSAGEM DO DIA MUNDIAL CONTRA A AIDS

Texto de Josicléa RebouçasA Prefeitura de Ourolândia, através das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Ação Social estarão realizando no próximo dia 1º de dezembro de 2009 no Colégio Antônio Teodoro, a partir das 08:00 horas, ações de promoção à saúde voltadas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Durante todo o dia haverá dinâmicas, apresentações culturais, palestras, apresentação de filmes e vídeos, distribuição de métodos, disponibilização de encaminhamentos para realização de sorologia para HIV e ainda Fórum de discussão, onde os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) estarão tirando dúvidas com os alunos. O evento também estará acontecendo na Escola Municipal Pedro Romualdo da Silva, em Alagadiço e posteriormente nas demais localidades, Casa Nova, Aurora, Baixas do José Félix, Catarina e Lagoa do 33.
A cada quatro pessoas com o vírus da Aids no Brasil, uma não sabe que possui a doença. Esta é a estimativa do Ministério da Saúde, que revela a dimensão da subnotificação dos casos de HIV no País. Apesar de chegar à terceira geração de jovens convivendo com a epidemia – o primeiro caso de Aids data de 1977 – e das várias campanhas de prevenção, a Bahia soma às estatísticas uma média de 600 novos registros de pessoas infectadas a cada ano.
Em 2008, até 30 de agosto, já foram 403 notificações, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O número se aproxima dos registros de 2006, em que 519 pessoas entraram nas estatísticas da doença. No ano passado, o índice chegou a 782 ocorrências, aumento de 50% em relação ao ano anterior. Estima-se em 620 mil o número de pessoas com Aids no Brasil, sendo 474.273 notificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário