quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ESCOLA DEBATE COM A COMUNIDADE QUESTÕES SOBRE A ÁGUA

A Escola Municipal José Félix da Silva, do povoado de Baixas de Zé Félix, Ourolândia, encerrou em grande estilo, nesta terça-feira, 24, mais um projeto lançado neste ano de 2009, o Água Fonte de Vida, que ocorreu durante o mês de novembro de 2009. Durante o dia foram apresentados slides sobre o histórico quantidade de água no Mundo, consumo, economia, quantidade de água potável disponível hoje, desperdício e conseqüências futuras, alem de maquetes, produção textual, cartazes e gráficos, dramatização, parodia, repente, declamação e coral.
“A partir das observações feitas durante o mês de realização do projeto, em sala de aula e na comunidade, percebemos uma escala progressiva na escassez de água que assola nosso povoado comprometendo tanto o consumo para os humanos quanto para os animais”, contou o administrador escolar Marquinhos Lima.
Ele informou ainda que diversas questões sobre a água foram levantadas: armazenamento, reutilização, tratamento, desperdício, escassez e as conseqüências para a comunidade como doenças transmissíveis através da água contaminada e como tratar.
Uma pesquisa foi feita sobre a quantidade da população por sexo, que tipo de água está sendo consumida e higienização dos reservatórios de água potável.
Lima finalizou contando que a Escola estará enviando os dados colhidos à Secretaria do Bem Estar Social do Município e dentre outras questões solicitará filtros de cerâmica, para serem distribuídos entre as famílias pesquisadas.
Alunos de 5ª a 8ª série e os professores Irailton Ferreira, Jacione Lima, Irene Oliveira, Jailton Silva, Raquel Araújo, Márcio Melo, Givanildo Sousa, a coordenadora Zoraide Bomfim, o administrador Marquinhos Lima, as secretarias Francisca Nunes, Ivonete Lima e a bibliotecária Auriane Constantino estiveram unidos durante todo o período garantindo o sucesso do evento.
No encerramento pais de alunos, alunos, o vereador Cícero Gomes e diversas pessoas da comunidade também se fizeram presentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário