quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Empresas de ônibus disputam clientes passageiros

Reportagem de Catiane Magalhães
Em tempos de constantes tarifas promocionais oferecidas pelas companhias aéreas, viajar de ônibus parece coisa do passado. Entre outras razões, a perda de tempo e dinheiro são as mais apontadas por quem substituiu o transporte terrestre pelo aéreo. E, se não há muito, ou nada, a fazer na luta contra o relógio, as empresas de viação interestadual montaram uma estratégia financeira para recuperar parte da clientela perdida.
Como as concorrentes, elas agora oferecem promoções, facilidade de pagamento, elasticidade nos prazos e até esquema de fidelização. Os descontos podem chegar a 95%, como é o caso da passagem de Salvador para Brasília ou Goiânia, comercializada pela Real Expresso, que pode ser comprada pela bagatela de R$ 10,46. Com as taxas de embarque e seguro obrigatório o bilhete sai por R$ 13,02, valor que pode ser dividido em até três vezes no cartão de crédito, sem entrada e sem juros.
Por enquanto, a Real Expresso – única empresa na Bahia a entrar na concorrência contra as companhias aéreas – disponibilizou apenas dois destinos promocionais: Goiânia e Brasília, mas em outras praças o catálogo de ofertas é maior. O passageiro que sai de Goiânia para a Bahia, por exemplo, tem opção de pagar mais barato e desembarcar também em Feira de Santana ou Barreiras, com tarifas variando de R$ 40 a R$ 60 ou R$ 100 a casadinha (ida e volta).
Promoções pela internet
Também inspirada nas estratégias de companhias aéreas, como a Tam, Gol e Webjet, que concedem descontos especiais por bilhetes emitidos na web, a Viação Real Expresso também dá abatimento em bilhetes adquiridos na internet. As empresas que ainda não entraram na disputa por cliente, a exemplo da Águia Branca, São Luiz, Novo Horizonte, São Geraldo, entre outras, já pensam em aderir à estratégia promocional para trazer os passageiros de volta.
Em Brasília, o escritório da Real Expresso já estuda a inclusão de serviços para deixar o transporte terrestre ainda mais atrativo, a exemplo de implantação de Wi-Fi nos veículos, além do retorno de uma profissão extinta: as ‘rodomoças’, comissárias de bordo de ônibus, para atender aos cliente durante a viagem.
Também já vigora o esquema de fidelidade, ou seja, acumula vantagens quem utiliza os serviços frequentemente. Quem comprar dez bilhetes para o mesmo destino, ganha uma passagem para o mesmo trecho. Em breve, estará valendo em Salvador.

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