terça-feira, 5 de abril de 2011

OUROLÂNDIA: um pouco da história do vereador Ademar Ferreira da Silva

Ademar Ferreira da Silva, 62 anos, carinhosamente conhecido como “Mi de Casa Nova”, se elegeu vereador pelo município de Ourolândia em quatro oportunidades sempre obtendo em cada eleição um número maior de votos: em 1992, com 276 votos; em 1996, 394 votos; 2004 556 votos, e em 2008, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi eleito com 716 votos, sendo o mais votado dos vereadores.
Agricultor, defensor do associativismo e cooperativismo e dos projetos voltados à educação, à saúde, ao esporte e ao lazer, Mi faz questão de se colocar como representante do povoado de Casa Nova, onde reside, e de todas as comunidades que acreditam em seu trabalho.
Durante o biênio 2007/2008 exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Vereadores, quando construiu o paço do legislativo municipal e adquiriu, com recursos daquele poder, todos os equipamentos necessários ao funcionamento moderno e informatizado do Legislativo. “Agora Ourolândia tem o prédio do legislativo mais moderno da micro região do sertão baiano, diz ele com orgulho.
“Adotamos pequenas medidas importantes como: fardamento para funcionários, colocamos em prática o projeto de resolução para que a Câmara conferisse 54 títulos de cidadão ourolandense à pessoas que prestaram valiosos serviços às comunidades deste município. Foi a partir do nosso mandato como presidente que os edis passaram a usar paletó e com isso melhoramos a postura dos vereadores. Oferecemos ao controlador interno diversos cursos de qualificação em Belo Horizonte, Salvador e Jacobina”, informou.
Ainda como presidente da Câmara, Mi representou o município em vários encontros, de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários, nas cidades de Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, João Pessoa e ainda em outros encontros municipais.
“Tentamos aprovar uma reforma à nossa Lei Orgânica Municipal, ao Regimento Interno da Casa e o Código de Ética, pois estes estão com vários artigos em conflito com a Constituição Federativa do Brasil. Abrimos a cotação através de carta convite e até tivemos a empresa ganhadora. De imediato elaboramos o projeto, porém a bancada de oposição optou pela não conclusão dos trabalhos, ficando até os dias atuais a mesma situação. Numa última tentativa colocamos em pauta para que sofressem os tramites legal da casa, e enviamos para Comissão de Justiça e Redação, a mesma até deu o parecer favorável, porém, em plenário, não foi aprovada. Até hoje o projeto encontra-se engavetado na Secretaria do Poder Legislativo”, conta dizendo-se decepcionado.
“E na fica por aí, atualmente está sendo barrado um projeto de lei para a dotação da compra de dois carros pipas, inclusive o recurso já se encontra em conta bancaria disponível para compra dos caminhões”, revela.
Na avaliação do vereador esses caminhões pipas iriam ajudar as pessoas mais carentes, principalmente os moradores da zona rural.
Segundo ele os vereadores da oposição, após 60 dias com o projeto na câmara dizem que ainda consultarão juridicamente sobre os efeitos legais do projeto.
Mi acha que a atitude dos seus colegas poderá demandar muito tempo fazendo com que o município perca esta grande oportunidade de ter dois instrumentos importantes para o bem estar, sobretudo, dos mais carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário