"Estamos sabendo trabalhar gêneros textuais?
Sabe-se que não é novidade a inserção dos diversos gêneros textuais em classe,principalmente nas aulas de Língua Portuguesa mas também em outras áreas de conhecimento.
Entretanto, é necessário que os professores não se limitem a ensinar as características peculiares a cada um dos gêneros, mas despertem o interesse pela leitura destes, fazendo com que o aluno compreenda os cabíveis propósitos de leitura e as possibilidades que ela abre para novas produções textuais.
Dessa forma, deve-se fazer dos gêneros textuais uma ferramenta capaz de desenvolver as habilidades de leitura e escrita, para que o propósito dos gêneros textuais em sala de aula consigam ir além das suas características, permitindo seu uso em situações reais, servindo para compreensão da língua, propondo a leitura e a escrita de cada um deles nas situações cotidianas que lhes cabem".
Entretanto, é necessário que os professores não se limitem a ensinar as características peculiares a cada um dos gêneros, mas despertem o interesse pela leitura destes, fazendo com que o aluno compreenda os cabíveis propósitos de leitura e as possibilidades que ela abre para novas produções textuais.
Dessa forma, deve-se fazer dos gêneros textuais uma ferramenta capaz de desenvolver as habilidades de leitura e escrita, para que o propósito dos gêneros textuais em sala de aula consigam ir além das suas características, permitindo seu uso em situações reais, servindo para compreensão da língua, propondo a leitura e a escrita de cada um deles nas situações cotidianas que lhes cabem".
A professora Carla Cinara possue Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela UNEB CAMPUS IV (2005) Pós-graduação em Estudos Literários pelo IBPEX (2007) Professora pela Prefeitura Municipal de Jacobina desde 2001, lecionando na Escola Beatriz (3º ano/Matutino) e na Escola Luís Alberto (3ª série/Vespertino).
Nenhum comentário:
Postar um comentário