sexta-feira, 18 de setembro de 2009

MOBILIZA SUS EM OUROLÂNDIA

Texto de Josecléa Rebouças
A Secretaria de Saúde de Ourolândia está convidando a comunidade em geral para participar no dia próximo dia 23, uma quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Ourolândia, a partir das 08:30h de uma reunião sobre o Mobiliza SUS – Sistema Único de Saúde, com a presença da enfermeira Regina Célia e o técnico Gildásio Alves, ambos representantes da 16ª DIRES – Diretoria Regional de Saúde.O evento tem como objetivo a promoção do fortalecimento do Controle Social no Sistema de Saúde.
O Mobiliza SUS é um projeto do Governo Federal que realiza através de processos pedagógicos a qualificação da população na formulação, gestão e controle social das políticas de saúde, também qualifica a atuação dos conselheiros de saúde, enquanto sujeitos sociais representantes da sociedade que devem atuar na formulação e acompanhamento das políticas de Saúde.

“(...) O povo, por sua vez, enquanto esmagado e oprimido, introjetando o opressor, não pode, sozinho, constituir a teoria de sua ação libertadora. Somente no encontro com a liderança revolucionária, na comunhão de ambos, na práxis de ambos, é que esta teoria [da libertação] se faz e refaz”.
Paulo Freire

2 comentários:

  1. Só uma pequena retificação: O MobilizaSUS é um projeto do Governo Estadual apoiado pelo Governo Federal.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Lembramos ainda a importancia que tem os processos de educação permanente para o controle social e a participação popular, como preconiza o MobilizaSUS.
    O MobilizaSUS é então um jeito baiano de fortalecer o controle social no SUS. E nesse jeito baiano, propoe o dialogo entre a gestão do SUS, os movimentos sociais, a educação, o Ministerio Publico, os jovens, etc.
    Atenciosamente,
    Carlos Silvan
    Equipe MobilizaSUS - SESAB

    ResponderExcluir