sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ALUNA DO PROJOVEM DE OUROLÂNDIA FAZ DISCURSO EMOCIONANTE DURANTE A SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO

Heróis do Amanhã

Ontem éramos apenas crianças inocentes, sem malicias, ambições nem maldades. Éramos puros sem preocupações, mas o ontem já ficou para trás, já é passado e sobraram apenas as lembranças de um tempo que não voltará, das coisas que não mais faremos nem haveremos de sentir.
Hoje somos jovens aprendizes de um projeto chamado vida, tentando aprender solidariedade, paz, humanidade, humildade e o dom de perdoar para merecermos também o perdão.
Olhamos em volta e podemos ver que ao longo dos dois últimos anos, no convívio do Projovem, pudemos fazer mais que um simples trabalho qualquer, ou uma corrente de elos, fios e coisas até então para nós desconhecidas cujos nomes sequer nos lembramos mais.
Assim como muitos, fizemos amizades, ganhamos de presente grandes amigos e irmãos que jamais havíamos tido.
Projovem foi o astro que por um breve período apenas brilhou em nossa direção e iluminou parte de nossas vidas, mas hoje já se transforma numa imensa constelação, repleta de estrelas inquietas e sedentas por destaque e sucesso, todas brilhando juntas.
Aprendemos a aprender e também a ensinar humildemente um pouco do que nos deram como conhecimento. Pessoas como nós é que fazem o mundo o que ele é: uma imensa e farta fonte de luz e bons ventos, contudo devemos nos lembrar que somos vencedores por merecimento! Como disse Raul, “... somos rasos, largos e profundos...”. Somos as flores de Lótus que a lua testemunhou, somos grandes e crescemos ainda mais durante o tempo em que convivemos.
As dificuldades? Sim, existiram, mas nós as vencemos! Matamos dois dragões por cada dia e com certeza faríamos tudo novamente, porque as emoções com as quais tivemos que conviver pagaram o preço.
Talvez não tenhamos percebido, mas cada um de nós fez as outras pessoas melhores, posso então dizer que fizemos nossa parte.
Ontem o mundo foi Raul, Cazuza, Bob Marley, Gandhi, e Mandela. Foi também Hitler, Mussollini e Saddam. Hoje ele é Lula e Obama, mas quem sabe amanhã possa ser um Projovem? Sinceramente não vejo nada que nos impeça! Podemos ter o cosmo e o sideral, mas não devemos ter tamanha ambição, lutemos apenas pela paz e seremos ovacionados. Todos gritarão nossos nomes! E sabe do que vamos nos lembrar? Das preparações e desafios que tivermos enfrentado!
A vocês, projovens, parabéns pela garra e pelas vitórias! Por externarem não somente as virtudes, mas também o reconhecimento dos defeitos! Com estes exemplos as crianças de ontem, adolescentes de hoje, amadurecerão se tornando os heróis do amanhã! Quando este dia chegar hei de estar lá, compartilhando da mesma alegria a qual compartilhamos hoje.

Márcia Silva de Jesus, 17 anos, aluna do Projovem, moradora da Rua da Umburana em Ourolândia Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário