domingo, 2 de janeiro de 2011

OUROLÂNDIA: calor, retardamento e irritação na posse de Cícero Oliveira

Púlico lotou a auditório da Câmara de Vereadores de Ourolândia para ver a posse do novo prefeito
Além do calor insuportável e do longo tempo de espera, deixando centenas de pessoas que lotaram as dependências da Câmara de Vereadores de Ourolândia sufocadas, uma cerimônia cheia de alongados e inoportunos discursos políticos e um mestre de cerimônia completamente equivocado, quebrando o protocolo oficial durante todo o tempo, versando indisciplina às formalidades necessárias, desobedecendo ao trato adequado às autoridades presentes, expondo transparente deselegância e demonstrando completa inexperiência e despreparo na condução daquele cerimonial oficial tão importante para a história política administrativa do município.
Foi o que se viu, neste 1º de janeiro de 2011, durante a posse do prefeito Cícero Oliveira em Ourolândia. A sessão, que estava anunciada para as 17 horas, só teve início às 18h17min e teve a transmissão “ao vivo” pela Rádio Jacobina FM através dos repórteres Geraldo Oliveira e Laércio Pirulito.
Em virtude da ausência justificada da vereadora Maria Auricélia, até então presidente interina da Casa, o vereador Ademar Ferreira, por ser o decano presente, assumiu temporariamente a presidência da mesa e empossou o edil presidente-eleito Cícero Oliveira como o novo chefe do Poder Legislativo para o biênio 2011/2012.
Já na função, Oliveira anunciou o seu pedido de afastamento para assumir a vacância no cargo de prefeito de Ourolândia por força de determinação da Justiça Eleitoral e passou a presidência ao seu vice-eleito, o vereador Petrúcio Matos, que, agora como presidente, o empossou prefeito de Ourolândia.
A exemplo da condição de Cícero, prefeito interino, Petrúcio deverá permanecer no cargo de presidente da Câmara até outra determinação da Justiça, quanto à realização, ou não, de uma nova eleição para prefeito de Ourolândia. Com isso os mandatos de ambos poderão se estender até 31 de dezembro de 2012, é o que explica o advogado Bruno Tínel.
Discursos
Cícero, o penúltimo a falar, foi coerente, objetivo, fazendo-se ser entendido pelo público, com clareza nas colocações e palavras diretas, sem subterfúgios na composição das frases e sem codificação na sua explanação, mostrando uma comunicação moderna e adequada para o cargo de prefeito, onde o que é pronunciado necessariamente precisa ser entendido instantaneamente pelos colaboradores para que as tarefas tenham celeridade e, sobretudo, para que o povo seja contemplado com obras de mais qualidade e com mais rapidez.
Ele fez questão apresentar sua esposa e pediu que a mesma sentasse à mesa ao seu lado.
O novo prefeito encerrou seu discurso parafraseando o pacifista tibetano Dalai Lama: “O que mais surpreende é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por nao viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido".
Todos os vereadores presentes fizeram uso da palavra e a maioria conduziu seus discursos desejando sorte e sabedoria ao prefeito empossado. Fora isso o vereador Eustáquio Neto, que também desejou sorte, fez questão de alertar ao novo prefeito. “Senhor prefeito, a irresponsabilidade praticada com o dinheiro público resulta sempre em prejuízos para as classes mais pobres”, lembrou alertando.
Neto disse ainda acreditar na personalidade e no caráter de Cícero, porém continuará na oposição, não fazendo política contra o prefeito, mas contra as irregularidades que possam ser cometidas contra o erário público.
O vereador Ademar Ferreira e o ex-vereador Genival Rodrigues preferiram inoportunamente transformar suas falas em alongados discursos meramente políticos relatando o valor do ex-prefeito Antonio Araújo e descrevendo as obras realizadas durante os mandatos do mesmo.
Araújo aproveitou a oportunidade para fazer agradecimentos a pessoas de Ourolândia e também a outras ligadas aos órgãos da União e do Estado a exemplo do ex-presidente Lula e do governador Jaques Wagner, pelos benefícios conseguidos enquanto prefeito.
Fizeram uso da palavra ainda o presidente eleito da Câmara de Vereadores de Umburanas, Senhor Cleber, representando também o prefeito Nato, o ex-prefeito Eliud Freire, o ex-vice-prefeito Neitom Oliveira e o empresário Múcio Anselmo, “Desejo a Cícero a sabedoria de Salomão (...). O bonito da democracia é que mesmo quando as coisas são traumáticas acontecem de forma ordenada (...). Os homens crescem quando se lhes colocam peso sobre os ombros”, disse Múcio, fazendo uma referência ao momento e ao novo prefeito.

3 comentários:

  1. Parabéns Cicero,com você temos a certeza que Ourolândia estaram no rumo certo,muitas realizações.

    ResponderExcluir
  2. Quanto inveja e dor de cutuvelo Zé Carlos... Vc é desprepardo, desequilibrado, confuso, ingrato,bruto, arrogante....

    ResponderExcluir
  3. José Carlos, a verdade falada ou escrita é sempre dura, mas na dureza das palavras se faz melhor a quem as lêem e as ouvem. Parabéns por publicar palavras duras, ou seja, verdades.
    Ao Sr. Prefeito Cícero, paz e serenidade em sua administração.
    A oposição, analisem a nova administração com cautela, pensem bem, busquem novas estratégias, lutem por boas causas e depois vençam as eleições.
    Sorte a todos!

    ResponderExcluir