segunda-feira, 8 de março de 2010

OUROLÂNDIA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE DENGUE

Fotos e reportagem de Allex Macedo
A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Saúde do Município, realizou nesta última quarta-feira, 03, na Câmara de Vereadores, um seminário que apresentou técnicas de combate e controle da Dengue.
O evento teve em sua abertura a palavra da secretária Municipal de Saúde , Josicléa Rebouças, reafirmando o compromisso da gestão no enfrentamento do mosquito e assistência aos pacientes acometidos. Ela salientou a importância da parceria da comunidade no sucesso das ações de combate à doença.
Dra. Lúcia Albuquerque – 16ª DIRES apresentou uma avaliação da dengue em 2009, destacando o Plano Municipal de Contingência em epidemia que norteou as metas de combate ao mosquito além das diretrizes para o tratamento de pacientes e a capacitação de profissionais de saúde para o enfrentamento da epidemia.
Na opinião do coordenador municipal de Atenção Básica à Saúde, Allex Macedo as discussões realizadas no evento serviram para rever o papel da comunidade como parceira no combate além do surgimento de propostas de punição a moradores com reincidência de positividade e entrada em imóveis fechados tendo como parceiros a Câmara de Vereadores e o Poder Judiciário.
Em seguida a supervisora de endemias – Lenicleide apresentou a rotina de trabalho dos agentes de combate esclarecendo as etapas da visita domiciliar, a coleta das larvas para o laboratório , sua análise, envio de dados e planejamento de ações educativas na comunidade.
Foram exibidos ainda filmes sobre o ciclo de vida do mosquito e sobre a gravidade da dengue hemorrágica.
Ao final foi lançado o Boletim Epidemiológico 2010, pactuado com a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), descrevendo a situação da dengue no município e enfrentamentos adotados.
Além dos palestrantes o evento contou ainda com profissionais de saúde, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, estudantes de escolas municipais, funcionários públicos municipais, membros do Conselho Municipal de Saúde, membros do Comitê Municipal de combate à dengue e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário