sexta-feira, 5 de junho de 2009

PODRIDÃO VERMELHA DO SISAL


Outro motivo da visita de Quinto a Ourolândia foi o andamento do projeto de educação sanitária a uma praga devastadora a cultura do sisal em toda Bahia. A Podridão Vermelha do sisal, também chamada de Podridão do tronco do sisal, que é uma doença fúngica, cujo agente causal é o aspergillus niger um ascomiceto, que pode ser veiculado pelo solo, água, vento, ferramentas infectadas, etc
No estado da Bahia, o sisal representa o segundo produto na pauta de exportação agrícola, tendo uma grande importância social por envolver aproximadamente 150 mil famílias que encontram no sisal a única fonte de renda e na região do semi-árido nordestino é considerada a principal cultura, devido à perfeita adaptação da planta ao clima seco.
O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas, o que corresponde a 56% da safra mundial. É também o maior produtor mundial de sisal, com uma fatia de 40% do mercado. A Bahia é o principal produtor de sisal do território brasileiro, contribuindo com 94% da produção nacional.
(dados colhidos http://www.adab.ba.gov.br/modules/mastop_publish/?tac=168)

Nenhum comentário:

Postar um comentário