quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CRAS DE OUROLÂNDIA REVELA O TALENTO DE DONA MARIA RODRIGUES

IRRESISTÍVEL O TEMPERO PRONTO QUE ELA FAZ

Andando por aí encontramos com Maria Rodrigues, moradora da Rua do Cruzeiro, 37 em Ourolândia um exemplo daquelas pessoas que, em nome da sobrevivência, vão à luta utilizando-se da criatividade. Separada, mãe de três filhos pequenos, Maria está incluída nas famílias de baixa renda do Município e chegou a fazer parte de um grupo que recebe cesta básica mensalmente, mas aproveitou a oportunidade que teve quando foi convidada pela diretora do Centro da Referência e Assistência Social de Ourolândia (Cras) Juscicleide Santos, para fazer parte, juntamente com outras mulheres, de um grupo de criatividade e desenvolveu uma receita de tempero pronto que deu certo e hoje vendendo de porta em porta já consegue pagar boa parte das despesas da família.
Quando idealizei as receitas no Cras as colegas não acreditaram na idéia e desistiram, mas eu insisti e continuei fazendo sozinha com a sobra do material que me foi presenteado pela diretora no final do curso. Daí aos poucos fui criando novas fórmulas e desenvolvendo outros sabores”, contou.
Ela disponibiliza os temperos em embalagens de 100 e 250 gramas com selo ao preço de R$ 1 e 3 reais respectivamente.
Maria nos conta que apesar da fidelidade dos clientes que adquirem o produto na casa dela ou ainda nas vendas que faz em visitas, ainda não conseguiu negociar com os proprietários de supermercados que alegam não conhecer o produto e por isso evitam comprar. “As pessoas a quem vendi de casa em casa sempre me procuram para comprar novamente, mas eu gostaria muito de colocar meu produto nos supermercados porque sei que teria aceitação”, apelou.
Mesmo com a resistência dos comerciantes, Maria prepara em torno de seis kg de tempero em três sabores e fatura aproximadamente R$ 80 reais por semana com as vendas.
Compramos um potinho de cada sabor e constatamos não somente a qualidade do produto, mas o cheiro e sabor irresistíveis que, a exemplo de quem já experimentou, nos fez mais um cliente fiel dessa mulher guerreira que merece apoio de todos nós como também dos comerciantes não somente de Ourolândia.
O prefeito Antonio Araújo informou que buscará o apóio junto ao Sebrae e ao Cred Amigo do Banco do Nordeste para que Maria Rodrigues possa melhorar a condição de vendas do seu pequeno negócio.

Um comentário:

  1. Olá Dona Maria.
    Parabéns pela iniciativa. Sou engª Agrônoma e ao longo da minha experiência profissional, venho trabalhando com agricultores para produção e comercialização de produtos transformados. Acredito que a resistência dos donos de supermercados está na qualidade do produto, não no que se refere ao sabor, mais na garantia de sanidade, por isso deve melhorar a apresentação do produto, com um rótulo bem elaborado, atractivo(feito por um profissional gráfico), contendo informações exigidos pelos órgãos de inspecção fito-sanitária, como data de fabrico,prazo de validade, peso líquido do produto, ingredientes usados, recomendação de uso, forma de conservação,etc. Uma programa de promoção que costuma da certo é acertar com um dono de supermercado para fazer a promoção do seu produto dentro do supermercado, mais para isso tem que ter tudo muito preparado: encomendar em uma gráfica um suporte gráfico bonito,que chama atenção para o seu produto, mandar confeccionar uma mesinha desmontável, pequena, porém bonita, arrumar a mesinha com os seus produtos (não encher a mesinha,uma boa dica e fazer pirâmides com 3 potes de cada tipo de produto), colocar o suporte gráfico na parede no alto atrás da mesinha, se vestir bem bonita, bem maquiada, cabelo preso, de preferência manda fazer um avental bem bonito com o nome da marca do seu produto bordado no avental. Com um bom sorriso no rosto e muita simpatia, apresentar de forma rápida o seu produto aos clientes do supermercado, com certeza vão querer levar um para experimentar. Combina com o dono do supermercado uma venda consignada nesse primeiro momento.
    Boa sorte.Sucesso.
    Flávia Vitória.

    ResponderExcluir