Andando por aí encontramos com Maria Rodrigues, moradora da Rua do Cruzeiro, 37 em Ourolândia um exemplo daquelas pessoas que, em nome da sobrevivência, vão à luta utilizando-se da criatividade. Separada, mãe de três filhos pequenos, Maria está incluída nas famílias de baixa renda do Município e chegou a fazer parte de um grupo que recebe cesta básica mensalmente, mas aproveitou a oportunidade que teve quando foi convidada pela diretora do Centro da Referência e Assistência Social de Ourolândia (Cras) Juscicleide Santos, para fazer parte, juntamente com outras mulheres, de um grupo de criatividade e desenvolveu uma receita de tempero pronto que deu certo e hoje vendendo de porta em porta já consegue pagar boa parte das despesas da família.
“Quando idealizei as receitas no Cras as colegas não acreditaram na idéia e desistiram, mas eu insisti e continuei fazendo sozinha com a sobra do material que me foi presenteado pela diretora no final do curso. Daí aos poucos fui criando novas fórmulas e desenvolvendo outros sabores”, contou.
Ela disponibiliza os temperos em embalagens de 100 e 250 gramas com selo ao preço de R$ 1 e 3 reais respectivamente.
Maria nos conta que apesar da fidelidade dos clientes que adquirem o produto na casa dela ou ainda nas vendas que faz em visitas, ainda não conseguiu negociar com os proprietários de supermercados que alegam não conhecer o produto e por isso evitam comprar. “As pessoas a quem vendi de casa em casa sempre me procuram para comprar novamente, mas eu gostaria muito de colocar meu produto nos supermercados porque sei que teria aceitação”, apelou.
Mesmo com a resistência dos comerciantes, Maria prepara em torno de seis kg de tempero em três sabores e fatura aproximadamente R$ 80 reais por semana com as vendas.
Compramos um potinho de cada sabor e constatamos não somente a qualidade do produto, mas o cheiro e sabor irresistíveis que, a exemplo de quem já experimentou, nos fez mais um cliente fiel dessa mulher guerreira que merece apoio de todos nós como também dos comerciantes não somente de Ourolândia.
“Quando idealizei as receitas no Cras as colegas não acreditaram na idéia e desistiram, mas eu insisti e continuei fazendo sozinha com a sobra do material que me foi presenteado pela diretora no final do curso. Daí aos poucos fui criando novas fórmulas e desenvolvendo outros sabores”, contou.
Ela disponibiliza os temperos em embalagens de 100 e 250 gramas com selo ao preço de R$ 1 e 3 reais respectivamente.
Maria nos conta que apesar da fidelidade dos clientes que adquirem o produto na casa dela ou ainda nas vendas que faz em visitas, ainda não conseguiu negociar com os proprietários de supermercados que alegam não conhecer o produto e por isso evitam comprar. “As pessoas a quem vendi de casa em casa sempre me procuram para comprar novamente, mas eu gostaria muito de colocar meu produto nos supermercados porque sei que teria aceitação”, apelou.
Mesmo com a resistência dos comerciantes, Maria prepara em torno de seis kg de tempero em três sabores e fatura aproximadamente R$ 80 reais por semana com as vendas.
Compramos um potinho de cada sabor e constatamos não somente a qualidade do produto, mas o cheiro e sabor irresistíveis que, a exemplo de quem já experimentou, nos fez mais um cliente fiel dessa mulher guerreira que merece apoio de todos nós como também dos comerciantes não somente de Ourolândia.
O prefeito Antonio Araújo informou que buscará o apóio junto ao Sebrae e ao Cred Amigo do Banco do Nordeste para que Maria Rodrigues possa melhorar a condição de vendas do seu pequeno negócio.
Olá Dona Maria.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa. Sou engª Agrônoma e ao longo da minha experiência profissional, venho trabalhando com agricultores para produção e comercialização de produtos transformados. Acredito que a resistência dos donos de supermercados está na qualidade do produto, não no que se refere ao sabor, mais na garantia de sanidade, por isso deve melhorar a apresentação do produto, com um rótulo bem elaborado, atractivo(feito por um profissional gráfico), contendo informações exigidos pelos órgãos de inspecção fito-sanitária, como data de fabrico,prazo de validade, peso líquido do produto, ingredientes usados, recomendação de uso, forma de conservação,etc. Uma programa de promoção que costuma da certo é acertar com um dono de supermercado para fazer a promoção do seu produto dentro do supermercado, mais para isso tem que ter tudo muito preparado: encomendar em uma gráfica um suporte gráfico bonito,que chama atenção para o seu produto, mandar confeccionar uma mesinha desmontável, pequena, porém bonita, arrumar a mesinha com os seus produtos (não encher a mesinha,uma boa dica e fazer pirâmides com 3 potes de cada tipo de produto), colocar o suporte gráfico na parede no alto atrás da mesinha, se vestir bem bonita, bem maquiada, cabelo preso, de preferência manda fazer um avental bem bonito com o nome da marca do seu produto bordado no avental. Com um bom sorriso no rosto e muita simpatia, apresentar de forma rápida o seu produto aos clientes do supermercado, com certeza vão querer levar um para experimentar. Combina com o dono do supermercado uma venda consignada nesse primeiro momento.
Boa sorte.Sucesso.
Flávia Vitória.