sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA PROMOVE DIA DE CAMPO PARA ASSENTADOS

Produtores reunidos para conhecimento técnico
Plantação de leguminosas
Materniadade de ovinos - Ovelha acabara de parir
Araújo mostra plantação de sorgo
Quiabento onde as cabras se alimentam das folhas na parte baixa
Umburana resistiu a agressividade do homem
Plantação de sorgo em regime de sequeiro
Mandioca
Armazenamento
Silagem de sorgo
Armazenamento de feno
Contenção de encosta ribeirinha com plantação de sisal
Exemplo de arbusto de preferência dos caprinos

A Prefeitura de Ourolândia promoveu um “Dia de Campo” com palestra de técnicas de produção agrícola e pecuária para agricultores e assentados do Município na última quarta-feira (10). O evento contou com representantes dos assentamentos São João de Casa Nova, Novo Horizonte, Santa Luzia e Vila Nova.
Segundo o prefeito Antonio Araújo, palestrante, a iniciativa faz parte de um projeto que visa apresentar técnicas de produção e manejo em áreas de sequeiro e irrigação para melhorar a vida do homem do campo em seu habitat e mostrar que, agindo de maneira correta, é possível viver dignamente com o resultado do trabalho na terra. As palestras ocorrem propositadamente nos campos onde estão plantadas diversas culturas (sorgo, palma, capim, mandioca e a parte de preservação de caatinga), o prefeito destaca sempre a biodiversidade da caatinga incentivando os produtores para a manutenção da mesma. O quiabento, arbusto de espinhos longos e fortes, muito usado em cercas vivas em todo Sertão, foi mostrado como um dos diversos exemplos onde os bodes e cabras dão preferência para a alimentação. Araújo chamou a atenção para a parte baixa do arbusto, na área de alcance dos animais, que aparece completamente desfolhado pelo consumo dos caprinos, mostrando o erro que o produtor comete ao desprezar, ou substituir tais tipos.
A palestra mostra e explica também as dezenas de leguminosas, plantadas e nativas, e suas proteínas; mostrar os sistemas de silagem e fenagem; contenção de encostas ribeirinhas, feitas com plantação de sisal; recuperação de matas ciliares; conservação de maternidades e diversas outras técnicas.
Além dos assentados, participaram ainda do evento o secretário de Administração José Carlos Benigno, o zootecnista e diretor de planejamento José Macedo, a diretora de Educação Geovana Souza, a enfermeira Márcia o enfermeiro e coordenador de Saúde do Município Allex Macedo e outros produtores dos povoados de Casa Nova e Alazão.
Araújo aproveito a oportunidade para fazer o convite à X Exposição Agropecuária de Ourolândia que acontecerá no Centro de Desenvolvimento da Agropecuária no período de 11 à 15 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário