quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DENÚNCIA: Cartão do Bolsa Família vira moeda de troca em Ourolândia

Durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social de Ourolândia, realizada nesta quarta-feira, 02 de setembro, os conselheiros chamaram a atenção para um problema que segundo eles é muito grave e precisa que providências sejam tomadas imediatamente.
De acordo com algumas testemunhas que preferiram não se identificar com medo de represálias, diversos beneficiários do Programa Bolsa Família estão sendo obrigados a deixar seus cartões com comerciantes e até com agiotas por conta de compras e de empréstimos particados de forma ilegal. A conselheira Luciene Barros disse que uma das testemunhas presenciou uma pessoa numa fila da Casa Lotérica com dezenas de cartões do Programa e fez o saque naturalmente, sem nenhuma intervenção do funcionário da Lotérica como se fosse a proprietária dos Cartões. Outra pessoa teria presenciado num estabelecimento comercial no momento em que alguém abriu uma gaveta centenas de cartões guardados. “A gaveta ficou amarelinha por conta de tantos cartões, achei um absurdo”, revelou a testemunha. “O caso é tão grave que tem beneficiário do programa que nem tem mais direito ao cartão e todo mês quem saca é o agiota ou o comerciante”, ratificou.
Aline Alves, assistente Social de Ourolândia disse que está prática está acontecendo em diversos lugares, mas não é permitida pela Lei e que muitos beneficiários já estão tendo seus cartões bloqueados em função disso. Ela lembrou que o Cartão do Bolsa Família é um documento pessoal e intransferível, portanto o beneficiário não pode, não deve deixá-lo com outra pessoa e nem repassar a senha até por uma questão de segurança.
A presidente do Conselho, Valéria Souza disse que vai sugerir aos caixas da Casa Lotérica e do Correio que ao atender o beneficiário do Programa exija dele também a carteira de identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário