segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FORTES CHUVAS ALAGARAM O ALTO SERTÃO DA DIAMANTINA

As chuvas de trovoadas, comuns ao início do mês de dezembro surpreendeu o povo do Piemonte da Diamantina antecipando a sua chegada. Os municípios de Ourolândia e Umburanas tiveram suas terras lavadas durante a tarde de ontem, domingo, 11 de outubro, por uma precipitação pluviométrica estimada em mais de 100 milímetros. A chuva durou cerca de duas horas e meia alagando campos de plantações, pastos e represando águas nos tanques e barragens nas sedes e na maioria dos povoados e distritos dos dois municípios.
A exemplo de toda região, em Ourolândia, a chuva causou maior alegria para mais de 100 cavaleiros e vaqueiros exatamente no momento em que participavam da cavalgada tradicional organizada pela Prefeitura, banhando os participantes em todo o percurso que teve sua saída no Povoado de Catariana e chegada em Lagoa do 33, onde dezenas de casas foram invadidas pelas águas deixando ainda a maioria das ruas completamente alagadas.
A Praça onde estava armado o palco do "Festival da Alegria" (festa tradicional de Lagoa do 33) que havia começado no sábado, dia 10, com diversas atrações, também ficou alagada. Algumas barracas e parte da ornamentação da festa foram destruídas pelos ventos fortes, mas nada disso tirou a alegria do sertanejo que ainda assim compareceu à noite para comemorar bastante dançando muito forró ao som de Neném do Acordeon; Ivete Lima; Brega e Vinho e finalizando com algumas atrações locais.
O longo período de estiagem já havia provocado uma queda acentuada no lençol freático na região que começava a secar diversos poços artesianos, sem falar dos animais que já estavam praticamente sem água e sem comida. A chegada das chuvas, além de solucionar estes problemas, vai promover as atividades agrícolas que sustentam a sobrevivência de milhares de famílias no alto Sertão da Diamantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário