sábado, 15 de agosto de 2009

ARTIGO: QUANDO O ASSUNTO É EDUCAÇÃO A GENTE CONVOCA QUEM ENTENDE

Escola de batatas

Por Carla Cinara Luz:

A Escola, vista como responsável pela educação do jovem, conscientização e formação deste como cidadão crítico, recebe como alunos , "batatas enterradas em casa"...
Sem desconsiderar os avanços na cultura das batatas, gostaria de aqui relembrar o adágio popular que diz que a produção da mesma se dá no simples ato de espera, pois a batata seria enterrada e o resto ficaria a cargo do tempo apenas.
... Dizem que tais "batatas enterradas em casa" tem os direitos de acesso, permanência e sucesso escolar. O acesso está sendo assegurado a olhos vistos, mas a permanência e sucesso escolares estão seriamente comprometidos, vez que o professor tem nas mãos a difícil tarefa de encontrar e manter um equilíbrio diante das falhas, desajustes e entraves não só do famoso 'sistema' mas também gerados pela falta de acompanhamento famíliar que faz dos filhos vítimas.
Os pais, bem como grande parte da sociedade, cobram da Escola (especialmente do professor) a responsabilidade de dar aos alunos uma educação de qualidade, veiculando e ensinando valores morais, os quais quando apreendidos são facilmente desgastados no convívio social e familiar.
Realmente é fácil criticar o sistema político e educacional, culpar os pais e responsabilizá-los, afinal não faltam motivos claros. Difícil mesmo é ser professor de batatas enterradas e esquecidas!
.
Carla Cinara tem Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela UNEB CAMPUS IV e Pós-graduação em Estudos Literários pelo IBPEX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário