segunda-feira, 17 de outubro de 2011

OUROLÂNDIA; prefeita Yhonara Freire concede entrevista ao site Corino Urgente

O site Corino Urgente entrevista a primeira prefeita eleita do jovem município de Ourolândia, conhecido no passado como Ouro Branco, vitoriosa em pleito suplementar do dia 2 de outubro, tornando-se, assim, o quarto nome a gerir a municipalidade em apenas um ano. Mesmo grávida, ela começou a campanha num processo eleitoral interrompido pelo TSE, que depois foi remarcado pelo TRE-BA, colocando fim a um dilema que estava gerando intranquilidade na pacata Ourolândia. Yhonara Freire concedeu esta entrevista ao Corino Urgente.
Corino Urgente - Como você recebeu a vitória nas urnas?
Yhonara Frreire - Nós oferecemos à sociedade de Ourolândia uma candidatura de oposição, com um projeto alternativo de mudança, e levamos um plano de governo com propostas de trabalho. Dialogamos com a população, buscando a conquista do voto espontâneo e combatendo a política da compra de votos e o descaso administrativo praticados pelos nossos adversários. Ao final ficamos satisfeitos com a confiança depositada em nosso projeto. Fomos vitoriosos praticamente em todos os distritos e povoados. Foi fundamental a participação de todos nessa campanha.
Corino Urgente - O que você pretende fazer nos primeiros dias de gestão?
Yhonara Freire - Vamos tomar conhecimento de toda a realidade administrativa e financeira do município. Visitar todos os distritos, povoados e comunidades, levantando as demandas e elegendo prioridades. O nosso governo será de apenas um ano. Faremos um recadastramento dos servidores para conhecer a realidade do setor de pessoal, pois vale ressaltar que estamos no final de um orçamento, e logo mais teremos um 13º salário a ser pago. Pretendemos fazer um governo participativo, discutindo ideias, projetos e definindo prioridades, até por que teremos limitações orçamentárias para investimentos, mas a colaboração e a compreensão de todos serão muito importantes neste momento.
Corino Urgente - Qual será a participação de Adinael Freire na gestão?
Yhonara Freire - A participação de toda a sociedade e das lideranças do nosso município serão de suma importância para o desenvolvimento da gestão. A participação de Adinael será também importante pela sua capacidade e experiência administrativa. Ainda não definimos nomes. Mas Ourolandia conta com boas opções que no momento certo estaremos convidando para fazer parte da nossa equipe de trabalho.
Corino Urgente - Quais as prioridades de governo?
Yhonara Freire - Vamos priorizar a recuperação do ajuste administrativo e financeiro com o objetivo de recuperar a capacidade de investimento que o município perdeu, aplicando com eficiência e responsabilidade o dinheiro público, levantando todas as demandas e estabelecendo um plano de ação de curto e médio prazo. Promover o desenvolvimento, sem esquecer dos mais necessitados, melhorando a qualidade da educação, dos serviços da saúde, investindo nos dois pilares importantes da economia do município, que é setor agrícola, na criação da secretaria de agricultura para apoiar a agricultura irrigada, e do setor do mármore, na criação da secretaria do meio ambiente e secretaria da indústria , comércio e mineração, na busca da sustentabilidade do setor. Não podemos esquecer da estrutura básica que um município necessita, que é uma agència bancária, um fórum (cartório), o funcionamento do hospital e de uma agência do INSS. Estruturas essas que foram esquecidas pela gestão atual.
Corino Urgente - Na sua opinião, depois de Antônio Araújo e Cícero Oliveira, como está a situação da prefeitura de Ourolândia?
Yhonara Freire - Todos nós sabemos que houve um governo de continuidade entre ambos. A situação da prefeitura é preocupante. Nesta sexta feira, 14, houve uma manifestação na porta da prefeitura, onde servidores reivindicaram o recebimento dos salários do mês de setembro que até o momento não foram pagos. Fornecedores e outras obrigações também estão em atraso. Falta comprometimento com a qualidade do ensino, com os serviços prestados na saúde, comunidades estão sem água... Claro que teremos uma real situação da parte administrativa e financeira quando assumirmos, e a comissão formada concluir todo o processo de transição de governo. Todas essas situações divergem das informações prestadas pelo prefeito interino em sua última entrevista concedida em uma emissora de rádio de Jacobina. Sabemos que vamos ter um grande desafio pela frente para superar todas essas e outras dificuldades que serão encontradas, mas de agora em diante é mão à obra.
Corino Urgente - Qual a sua mensagens aos ourolandenses?
Yhonara Freire - Aproveito a oportunidade, em meu nome e do vice Roberto, para agradecer a todos os militantes do partido, o PT, as lideranças, os partidos aliados e ao povo em geral, que confiaram e acreditaram em nosso projeto de mudança para Ourolândia. A força do povo, a garra, a determinação e a vontade de mudar fizeram com que saíssemos vitoriosos nesta eleição. Que deus nos dê sabedoria e abençoe a todos nós nesta caminhada.

Um comentário:

  1. Importância estratégica da construção da BR 122 entre Caetité, Paramirim, Seabra, América Dourada, Ourolândia e Juazeiro para a logística da região do semi árido baiano

    http://4.bp.blogspot.com/_OsTfq1yRIf4/SxZDgmlRFbI/AAAAAAAABNE/067WZWcYg1A/s400/br-122.jpg
    BR 122 / Foto: (http://blogdeourolandia.blogspot.com.br)

    Na notícia abaixo é citada a importância estratégica da construção da BR 122 entre Caetité, Paramirim, Seabra, América Dourada, Ourolândia e Juazeiro para a logística da região do semi árido baiano:

    Documento indica projetos de infraestrutura e logística essenciais para o desenvolvimento do Nordeste
    Publicado em 2 agosto 2012 – 21: 06 pm
    Reprodução

    O secretário de Planejamento da Bahia, Sergio Gabrielli participou da reunião que debateu o assunto no MA

    Projetos de infraestrutura e logística considerados prioritários para o desenvolvimento do Nordeste foram elencados em um documento elaborado pelos secretários do Planejamento dos estados nordestinos, que se reuniram nesta quinta (2), em São Luís (MA), em evento realizado no âmbito do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan). O documento será entregue ao governo federal, uma vez que os projetos selecionados visam a inserção do Nordeste nos planos nacionais de logística de transportes, infraestrutura energética e redes de dados e comunicação. Na reunião ficou definido que, na próxima semana, os secretários do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, e da Paraíba, Gustavo Nogueira, irão ao Rio de Janeiro entregar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma cópia da agenda de trabalho comum dos estados do Nordeste. O documento também será entregue aos ministros dos Transportes, da Integração Nacional e do Planejamento, nas comissões pertinentes da Câmara Federal e do Senado, na Sudene e no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e, ainda, cópias serão encaminhadas para deputados e senadores.

    O secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, observa que, do conjunto de ações elencadas, muitas refletem diretamente no estado. É o caso, por exemplo, da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que visa a recuperação da malha ferroviária no Estado da Bahia e construção do acesso ao Porto de Juazeiro e aos trechos Camaçari-Aratu e Itatim-Feira de Santana-Santo Amaro. “Com um custo previsto de R$ 460 milhões, a obra propiciará a diminuição dos custos logísticos e atração de investimentos produtivos em toda a extensão do projeto, com forte impacto sobre o semiárido”, destaca. Outro investimento que tem rebatimento direto na Bahia é a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), cuja construção a ligará ao Porto Sul e à Ferrovia Norte Sul. O valor orçado é de R$ 4,3 bilhões. A obra, executada pela Valec (governo federal) será o principal corredor de exportação e importação do Estado da Bahia, além de integrar seu território do litoral ao cerrado e ao Centro-Oeste do país.

    O documento também contempla estradas, a exemplo da implantação dos trechos faltantes da rodovia BR-122 e requalificação, entre Paramirim e Boninal, América Dourada e Juazeiro. “Esta intervenção traz melhorias na conexão rodoviária entre o Maranhão, Piauí, Ceará, oeste de Pernambuco, semiárido da Bahia e centro sul do país, reduzindo os custos logísticos e atraindo investimentos produtivos”, enfatiza o titular da pasta do Planejamento da Bahia.

    http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/08/03/documento-indica-projetos-de-infraestrutura-para-o-desenvolvimento-do-ne

    Mapa da BR 122:
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1495751

    ResponderExcluir