quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ourolândia realiza Jornada Pedagógica

Texto e fotos de Geovana Souza
A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na manhã da última terça-feira 23, o I Encontro Pedagógico de 2010, trazendo como tema geral Educar: a verdadeira arte de servir.
A secretária de Educação e Cultura do município, Aldiran Vasconcelos abriu o evento falando da importância do exercício de reflexão na ação pedagógica enfatizando a nobreza da ciência e arte de educar na participação do processo de humanização do ser, chamou à atenção para o poder de barganha que o educador possui na transformação positiva da sociedade, agradeceu o empenho e dedicação dos professores no ano letivo passado, pediu entusiasmo para o ano que se inicia e apresentou todos os programas e projetos existentes na rede municipal de ensino. “Além de ajudar na construção do conhecimento científico, nós temos o poder de contribuir para preparar pessoas para o pleno exercício da cidadania. Eis a nobreza de educar”, disse.
O prefeito Antonio Araújo falou da função social da Educação e convocou todos a abraçar programas e projetos que orientem os mais jovens a conviver dignamente com a realidade sertaneja de irregularidades climáticas, ensinando-os a aproveitar melhor os recursos naturais existentes.
A especialista em Sistema de Gestão Integrada e pós-graduada em Planejamento Educacional, Elizabet Apaglio, fez um trabalho dinâmico e emocionante sobre o tema principal do encontro. A APLB Sindicato local, trouxe a fonoaudióloga Ana Krycia que alertou sobre os necessários cuidados com a voz na atividade docente.
A psicopedagoga Conceição Cedraz explanou sobre a postura do professor, inovação e criatividade em sala de aula.
O deputado federal Severiano Alves, um dos articuladores da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, conhecido nacionalmente pela sua luta por melhoria da classe de professores, fez uma análise histórica do declínio da qualidade da educação no País, sinalizou as causas, consequências, possíveis soluções, fez esclarecimentos sobre piso salarial e falou da importância do Plano de Carreira na valorização do Magistério.
A mensagem final do primeiro dia do evento destacou a necessidade de pessoas crédulas, sonhadoras, corajosas, ousadas e capazes de lutar com determinação e amor pela construção de um mundo melhor.
Os dias 24 e 25 foram destinados às atividades de planejamento nas unidades de ensino com os coordenadores pedagógicos das respectivas unidades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário