sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA, SOCIEDADE CIVIL REPRESENTADA E IBGE DISCUTEM O CENSO 2010


Alguns participantes da reunião no Gabinete do Prefeito
.
Visando obter suporte informativo para o XII Censo Demográfico que ocorrerá em 2010, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em parceria com as Prefeituras, desde o dia 30 de julho de 2009, está realizando uma pesquisa colhedora de informações básicas municipais que, em princípio, tem como objetivo traçar o perfil dos municípios brasileiros revelando suas maiores dificuldades e assim facilitar ao Governo Federal aplicar melhor os recursos em benefício dos mesmos.
Nesta fase a fonte exclusiva são as Prefeituras e os principais informantes são os seus secretários que têm um prazo de duas semanas para o preenchimento de um questionário distribuído pelo IBGE.
O assunto foi tema de uma reunião realizada no Gabinete do prefeito Antonio Araújo, na quinta-feira, 06 de agosto, evolvendo representantes da sociedade civil de Ourolândia, o secretário José Carlos Benigno, outros membros do Poder Executivo local, e os representantes do IBGE, Odilon Ribeiro e Ricardo Gomes, que são técnicos de Informações Geográficas do Órgão.
Ricardo falou que mais adiante a população brasileira será a parte essencial desse trabalho sendo parceira dos recenseadores e lembrou que fazer o Censo 2010 é uma atribuição do IBGE, mas é também uma responsabilidade da sociedade como um todo. Ele explicou que colaborar com os que efetuarão a contagem será um exercício de cidadania e para isso serão formadas as Comissões Municipais de Geografia e Estatística compostas por pessoas-chave do município: representantes da sociedade; lideres comunitários; representantes de empresas privadas e da imprensa local além de membros dos poderes municipais, estaduais e federal com representação nos municípios e do IBGE. .
O técnico ainda observou que o Censo, além de fornecer um retrato sócio econômico do País facilitando assim uma distribuição de renda e aplicação de recursos mais justas, fornece também o quantitativo habitacional pelo qual o Governo Federal equaciona os valores do Fundo de Participação dos Municípios que é repassado para as prefeituras todo mês em três parcelas.
“Daí também a importância da população colaborar com os recenseadores para que o seu município não seja prejudicado no repasse das suas verbas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário