quarta-feira, 1 de julho de 2009

OUROLÂNDIA: CÃES COM SINTOMAS DE CALAZAR OU RAIVA NÃO MAIS PODERÃO PERMANECER SOLTOS


CÃO DOENTE SOLTO NAS RUAS DE OUROLÂNDIA - NÃO MAIS SERÁ PERMITIDO

A Prefeitura de Ourolândia através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária avisa aos donos de cães com sintomas de calazar (emagrecimento progressivo, aumento do baço e fígado, crescimento exagerado das unhas, ferimentos nas orelhas, conjuntivite e ferimentos na pele que nunca cicatrizam), que não mais será permitida a permanência dos mesmos soltos em logradouros Públicos do Município. O descumprimento da norma incorrerá no recolhimento do animal e serão tomadas as providencias de acordo com a legislação em vigor.
Rosenilma Melo, que é a coordenadora de Vigilância Sanitária de Ourolândia, avisa aos donos de cães que apresentem os sintomas da doença que procurem imediatamente a Coordenadoria de Vigilância Sanitária, anexa a Secretaria de Saúde, situada a Rua Maria Umbelina, no Centro Administrativo de Ourolândia (antiga maternidade) e comuniquem o fato.
A leishmaniose ou calazar é uma doença causada por um protozoário (microorganismo) denominado Leishmania. Em algumas regiões também é conhecida por "doença de Bauru". Ela acomete cães, canídeos (lobos), roedores silvestres e o homem. Raramente os gatos são afetados. A transmissão ocorre através da picada de insetos específicos (Lutzomyia longipalpis) conhecidos no Brasil como mosquito-palha, birigüi e outros.
A leishmaniose apresenta-se no cão com sinais de emagrecimento progressivo, aumento do baço e fígado, crescimento exagerado das unhas e ferimentos na pele que nunca cicatrizam. Nem sempre todos esses sintomas estão presentes, e o animal pode ter leishmaniose sem manifestar sinal algum. Doenças de pele como a sarna negra podem ser confundidas com a forma cutânea do calazar. Por isso, apenas com exames laboratoriais é possível diagnosticar a leishmaniose. Somente o exame clínico pode levar a afirmações precipitadas.
No ser humano, a leishmaniose apresenta diversas manifestações (na pele ou orgãos). Se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com grandes chances de recuperação para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário